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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2015.tde-06102015-163400
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Marcelli da Silva Beltramim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Dias, Maria Odila Leite da Silva (Presidente)
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Lima, Solange Ferraz de
Marins, Paulo César Garcez
Wissenbach, Maria Cristina Cortez
Título em português
Entre o estúdio e a rua: a trajetória de Vincenzo Pastore, fotógrafo do cotidiano
Palavras-chave em português
Coleção fotográfica
Cultura visual
Fotografia
Imigração
Trajetória
Resumo em português
Esta pesquisa segue a trajetória do fotógrafo italiano Vincenzo Pastore, que atuou em São Paulo entre os anos de 1899 e 1918. Se Pastore, por um lado, viveu produzindo retratos comerciais em estúdio, por outro, a sua produção mais emblemática foi a série de fotos realizadas nas ruas e nos arredores da capital paulista. O percurso trilhado por Vincenzo Pastore se entrelaçou nesta análise com o de suas imagens, numa investigação voltada para os processos sociais que constituíram as duas trajetórias: a do fotógrafo e a de suas fotos. Este estudo tentou compreender duas questões principais. A partir de um ponto de vista histórico, documentamos a prática e a vivência de Pastore como um fotógrafo retratista de notável inclinação para o foto-pictorialismo. Observamos o percurso de Pastore no métier do retrato em São Paulo, mas também em Potenza e Bari, cidades italianas onde o fotógrafo atuou. A pesquisa realizada também nos acervos e arquivos na região da Puglia e da Basilicata, proporcionou uma abordagem histórica que delineou os muitos desafios dos retratistas italianos que buscavam incessantemente condições mais favoráveis para sobreviver da produção de retratos ao sul da Itália, forçados, muitas vezes, a vivenciarem a experiência da imigração. Documentamos mais profundamente, o processo de agenciamento sobre as imagens produzidas nas ruas da cidade de São Paulo, entre os anos de 1908 e 1914, mas submetidas a um circuito de apropriação e circulação somente após 1996, depois da doação feita ao Instituto Moreira Salles pelos descendentes do fotógrafo.
Título em inglês
Between the studio and the street: The trajectory of Vincenzo Pastore, Quotidian Photographer.
Palavras-chave em inglês
Migration
Photographic collection
Photography
Trajectory
Visual culture
Resumo em inglês
This research follows the trajectory of Italian photographer Vincenzo Pastore, who lived in São Paulo between 1899 and 1918. If Pastore, on the one hand, produced commercial portraits in studio during his life, on the other, his most emblematic production was the series of photographs taken on the streets and surroundings of São Paulo's capital. The path trodden by Vincenzo Pastore entwines with that of his images in this analysis, in a research focused on the social processes that built both paths: that of the photographer and of his pictures. This study tried to understand two main issues. From a historical point of view, we document the practice and the experience of Pastore as a portrait photographer of remarkable penchant for photo-pictorialism. We followed Pastore's path not only in the métier of the portrait in São Paulo, but also in Potenza and Bari, Italian cities where the photographer worked. The research, also carried out on the collections and archives in the region of Puglia and Basilicata, provided a historical approach, which outlined the many challenges of Italian portrait painters, who were constantly searching for more favorable conditions to live by the production of portraits in south of Italy, often forced to undergo the experience of migration. We documented more deeply the agency process on the images produced on the streets of São Paulo, between 1908 and 1914, but that entered an appropriation and circulation circuit only after 1996, when the photographers descendant's donated the photos to the Moreira Salles Institute.
 
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Data de Publicação
2015-10-06
 
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