• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-06072007-102738
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Pascuet Pregnolatto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Suano, Marlene (Presidente)
Camargo, Ana Maria de Almeida
Rede, Marcelo Aparecido
Título em português
A cultura material na didática da História
Palavras-chave em português
Antiguidade
Cultura material
Ensino de História
Imagem
Livro didático
Resumo em português
A presente dissertação aponta o tratamento dado à Cultura Material nos livros didáticos de História. A amostra constitui-se de todos os livros didáticos aprovados pelo PNLD 2003, criando-se um banco de dados contendo todas as imagens neles contidas. Nesse banco de dados, as imagens são divididas em três categorias principais: vestígios arqueológicos, mediações interpretativas e fotos. A seguir, considera-se o meio (pintura a óleo, gravura, têmpera, aquarela, escultura, estruturas urbanas e rurais...) e o suporte (tela, mural, papel...) das imagens. Tabulados e quantificados os dados, comparecem quadros indicativos por culturas e por problemas. Ausências e presenças são analisadas assim como as legendas das imagens e o manual do professor, constatando-se o uso ainda meramente ilustrativo da cultura material, que se explica por sugestões referentes à formação do historiador brasileiro
Título em inglês
The treatment of material culture received in history school books
Palavras-chave em inglês
Antiquity
History teaching
Image
Material culture material
School books
Resumo em inglês
The present work discusses the treatment material culture receives in history school books. The sample was constituted by all school books approved in 2003 by the PNLD program, from which a data bank was created, relating all images from the sample.In this data bank the images are divided in three main categories: archaeological data, photos and mediatic intermediate solutions. It is then considered the type(oil painting, sculpture, buildings) and the basis (canvas, paper, wall, stone) for the images. Organized and quantified the data, both cultures and problems are presented. The consideration of both presences and absences, as well as the analysis of labels and the teacher manual prompt us to suggest that the use still illustrative of material culture is much due to the background and schooling of the Brazilian historian
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.