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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2015.tde-01072015-143501
Documento
Autor
Nome completo
Yuri Martins Fontes Leichsenring
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Secco, Lincoln Ferreira (Presidente)
Barbosa, Wilson do Nascimento
Grespan, Jorge Luis da Silva
Máo Junior, José Rodrigues
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Título em português
O marxismo de Caio Prado e Mariátegui: formação do pensamento latino-americano contemporâneo
Palavras-chave em português
Antieurocentrismo
Antipositivismo
Dialética
Marxismo
Pensamento latinoamericano contemporâneo
Plenitude humana
Práxis
Questão nacional
Romantismo-realista
Sabedoria indígena
Sentido
Totalidade
Resumo em português
Investiga-se aqui a formação de um autêntico pensamento contemporâneo na América, tendo como eixo o conjunto da obra político-historiográfica e filosófica desenvolvida pelos marxistas Caio Prado Júnior e José Carlos Mariátegui, a partir das primeiras décadas do século XX. Apresenta-se inicialmente um panorama histórico de sua formação intelectual e militância, para então se explanar os traços característicos de suas originais interpretações relativas à questão nacional. Em seguida, verifica-se as convergências e dissonâncias entre as concepções de ambos sobre a história e a política, bem como acerca da filosofia da práxis ressaltando as importantes contribuições dos pensadores à metodologia dialética e à própria ontologia totalizante do marxismo. Para tanto, examina-se vários de seus trabalhos (em distintos campos do saber), expondo-se suas principais proposições científicas e polêmicas intelectuais-revolucionárias, com o intuito de mostrar como suas criativas análises histórico-dialéticas com que confrontam o eurocentrismo cultural e epistêmico então hegemônico alicerçam seus posteriores aportes também no âmbito universal da filosofia começada por Marx, cujo princípio central é a práxis. Colocando-se do ponto de vista da totalidade, tal postura existencial, teórica e prática, entende a objetividade e a subjetividade como inerentes aspectos fundamentais no processo de emancipação humana e construção de uma nova sociedade em que o Homem possa se realizar em sua plenitude. Propõe-se por fim reflexão sobre a atualidade e urgência da realização da teoria marxista, em um contexto de crise civilizacional (econômica, cultural e mesmo ambiental) que se renova e agrava.
Título em inglês
The marxism of Caio Prado and Mariátegui: the formation os the contemporary latin american thought
Palavras-chave em inglês
Antieurocentrism
Antipositivism
Contemporary latin american thinking
Dialectic
Human fulfillment
indigenous knowledge
Marxism
Meaning
National issue
Praxis
Realistic-romanticism
Totality
Resumo em inglês
This thesis investigates the formation of an authentic contemporary way of thinking in America, axised at the whole of political-historiographical and philosophical work developed by Marxists Caio Prado Júnior and José Carlos Mariátegui, as from the first decades of the twentieth century. It initially presents a historical overview of the authors' intellectual formation and militancy and then explains the characteristic features of their original interpretations related to the national issue. Furthermore, it analyzes the convergences and dissonances between the conceptions of both authors on history and politics, as well as on philosophy of praxis highlighting the important contributions of them to Marxism's dialectic methodology and totalizing ontology itself. In order to do so, the thesis examines several of their works (in different fields of knowledge), disclosing their main scientific propositions and intellectual-revolutionary controversies, in order to expose how their historical and dialectical creative interpretations whose which they confront the cultural and epistemic Eurocentrism, hegemonic at the time underpin their posterior contributions also at the universal ambit of philosophy begun by Marx, whose central principle is the praxis. Placing ourselves from the point of view of the totality, such existential posture, theoretical and practical, assumes objectivity and subjectivity as inherent fundamental aspects of the process of human emancipation and construction of a new society in which Man can be realized to its fullness. It is finally proposed a reflection on the actuality and urgent realization of Marxist theory in the context of civilizational crisis (economic, cultural and even environmental) that renews and aggravates itself.
 
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Data de Publicação
2015-07-01
 
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