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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-25042013-112032
Documento
Autor
Nome completo
Villy Creuz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Contel, Fabio Betioli (Presidente)
Castillo, Ricardo Abid
Silveira, Maria Laura
Título em português
Compassos territoriais: os circuitos da economia urbana na música em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Goiânia
Palavras-chave em português
Cidades
Circuitos da economia urbana
Música
Técnica
Resumo em português
O eixo da pesquisa se respaldou em situações concretas nos circuitos superior e inferior da economia urbana, a partir de empresas e indivíduos que produzem, distribuem, comercializam e consomem músicas em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Recife. O fenômeno técnico, isto é, a técnica mais o seu uso, foi central no entendimento da maneira pela qual micro e pequenas empresas, especialmente as firmas ligadas à gravação e produção de discos, passaram a coexistir com as empresas do circuito superior. A técnica permeou todo o enredo analítico ao buscar descrever e entender os mecanismos das empresas ligadas à música nos dois circuitos da economia urbana. Elaboramos uma pequena história das técnicas de produção e reprodução musical, perpassando o disco de vinil, as fitas cassete, chegando ao disco compacto e ao MP3. Essa passagem está mais evidente nos dois primeiros capítulos. Na sequência, evidenciamos o uso do território mediado pela técnica, a permitir a adequação do meio construído urbano aos agentes com menor grau de organização, capital e tecnologias. Os novos nexos estabelecidos com as variáveis do período, como a propaganda e a informação, são dados expressivos nos graus de interdependência e complementariedade entre o conjunto de empresas que produzem, distribuem, e comercializam música nessas cinco cidades. Este fenômeno, concomitante ao adensamento populacional nas cidades, fomentou a demanda por postos de trabalho e a oferta de serviços, no qual a música representa importante participação. A identificação de algumas destas situações está mais bem delineada no quarto e quinto capítulo. O papel do Estado perpassou os cinco primeiros capítulos, mas no último capítulo (sexto) há o retrato de situações que evidenciam o Estado em uma dupla função: fomentador de produções e apresentações musicais e regulador da ação de micro, pequenos, médios e grandes agentes ligados à comercialização de discos tributados e não tributados.
Título em inglês
Territorial beats: the urban economy circuits on music in São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife and Goiânia
Palavras-chave em inglês
Cities
Music
Technique
Urban economy circuits
Resumo em inglês
This analysis has been based on material situations from the upper and lower circuits of urban economies factoring in either companies or individuals involved in production, distribution, retailing and consumption of music in São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia and Recife. The technical feature was vital to understand the manner by which small businesses, especially those ones on recording and manufacturing medias, started coexisting along business in the upper circuit. The technique entangled the whole analytical narrative in order to describe and understand the mechanics of companies tied up to music in both circuits in the urban economy. We developed a short timeline of the techniques used to produce and play music from LPs (vinyl records), K-7, CD and MP3. This can be easier observed across the first two chapters. Following that, we produce evidence about how the use of territory is determined by the set of techniques and vice-versa in order to allow the facilities in place to interact and adjust themselves to agents in a less structured organisation in terms of capital and technologies. New meanings established over the time like adverstisements and information are significant data to understand how the companies that produce, distribute and sale music over those five cities are linked and complement each other. This fact along with more and more people living in cities, has brought up employeement levels in those segments, where music has a big contribution. The identification of this sort of situation is better established over the forth and fifth chapters. State role has gone the five first chapters. However, the last one (the sixth) brings many occasions found out over field research, checking that the State plays a doble-role. It contributes to produce music and performances and regulates small, médium and big agents, who are responsible for saling taxed and non-taxed records.
 
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Data de Publicação
2013-04-25
 
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