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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-14022012-160524
Documento
Autor
Nome completo
Washington Ramos dos Santos Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Lemos, Amalia Ines Geraiges de (Presidente)
Egler, Tamara Tania Cohen
Lehman, Yvette Piha
Título em português
Os filhos de medusa e a involução urbana do Rio de Janeiro
Palavras-chave em português
Barra da Tijuca
Geografia urbana
Gestalt urbana
Intersubjetividade
Modernidade
Rio de Janeiro
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo compreender o que a Barra da Tijuca significa, e, para esse fim, utilizamos como método e fundamentação epistemológica a fenomenologia, por meio dos conceitos de Gestalt e de Intersubjetividade, ademais de se fundamentar na concepção de espaço enquanto dimensão do ser. Desse modo, estabelecemos uma abordagem histórica da fenomenologia da cidade, desde a ruptura trazida pela Renascença até o surgimento do Modernismo. Nesse sentido, Brasília e a experiência de sua modernidade tornam-se fundamentais para compreender a constituição da modernidade carioca, já que a transferência da capital era prevista desde 1891. A modernidade da Barra da Tijuca deriva da mimese carioca de Brasília, do AI 5 e da universalização da técnica do que se convencionou chamar de pós-moderno. Assim, da modernidade cosmopolita do final da década de 1950, vivencia, hoje, o pasticho cosmopolita que, no entanto, é decorrente da própria identidade do brasileiro, cuja imago definimos por meio da mãe-Medusa-filho narcisista.
Título em inglês
The children of Medusa and urban involution of Rio de Janeiro
Palavras-chave em inglês
Barra da Tijuca
Intersubjectivity
Modernity
Rio de Janeiro
Urban geography
Urban gestalt
Resumo em inglês
This assignment aims to comprehend what Barra da Tijuca means and for that purpose we use as method and epistemological basis phenomenology, through the concepts of Gestalt and Intersubjectivity, besides focusing our analysis in the conception of space as beings dimension. Thus, we develop an approach to the history of city phenomenology since Renascence rupture until Modernism arises. In this sense Brasilia and its modernity became fundamental to understand the constitution of carioca modernity, once the transference of the capital was foreseen since 1891. The modernity of Barra da Tijuca is substantiated by the carioca mimicry of Brasilia, by AI-5 and by the universality of techniques, which is conventionally named as post-modern. Yet, from the cosmopolitan modernity of the end of the 1950s, we experience today a cosmopolitan pastiche that is derived by the Brazilian identity itself, whose imago we defined through Medusa-mother-narcissist son.
 
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Data de Publicação
2012-02-14
 
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