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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-07082006-211613
Documento
Autor
Nome completo
Luciano Ferreira da Luz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Marangoni, Ana Maria Marques Camargo (Presidente)
Fernandes, Jurandir Fernando Ribeiro
Junqueira, Claudette Barriguela
Título em português
"Os trilhos nas áreas urbanas: conflitos, desafios e oportunidades em dez cidades paulistas"
Palavras-chave em português
Cidades Médias
Ferrovias
Urbanização
Resumo em português
O destaque alcançado por um grupo significativo de cidades do interior do estado de São Paulo, que nas últimas décadas só foi mais reforçado pelo dinamismo econômico, evidenciou os aspectos que as projetam como pólos regionais. Nesse grupo de cidades ressalta-se a extrema urbanização, em muitas delas uma avançada conurbação com as vizinhas. Surgem aglomerações, que vão de 500 mil a mais de dois milhões de habitantes, formando uma rede de cidades que lideram o segundo maior mercado consumidor brasileiro. A atividade industrial crescente, a geração de empregos, o conseqüente crescimento demográfico e o espraiamento urbano, deram a essas cidades características de organização espacial muito própria e um sistema viário que não acompanhou esse crescimento, mais expressivo do que os das grandes capitais. Contudo, um elemento está presente em todas essas cidades e constitui um rico patrimônio histórico e, talvez, estratégico em seus futuros: a ferrovia. Nas dez maiores cidades do interior paulista, a presença marcante da velha estação e da linha férrea, que as cruzam e as dividem, são as heranças do processo de desmantelamento e total abandono da função ferroviária de transporte de passageiros de longo percurso. Quase sempre relegadas a funções acessórias no planejamento urbano, a ferrovia também esteve distante, encerrada entre seus muros, mantendo o diálogo com as cidades embaraçado ao longo do tempo. Essa pesquisa se propôs a fazer um levantamento geral desses patrimônios ferroviários, identificar suas interfaces atuais com o meio urbano, os novos agentes envolvidos na sua exploração e, principalmente, a visão e os usos pretendidos pelos municípios para as faixas ferroviárias e suas áreas lindeiras. Buscando amparo nas evoluções históricas, na análise de influências recíprocas e nas relações entre transporte e urbanismo, questiona-se a presença dos trilhos nessas áreas intensamente urbanizadas e são expostas as relações institucionais que devem ser consideradas para planejar e viabilizar o seu aproveitamento, seja pela implantação de novos equipamentos urbanos, pelo uso compartilhado de transportes ou mesmo pela sua erradicação.
Título em inglês
Railways in urbanized areas: challenging conflicts and opportunities for ten cities in São Paulo state.
Palavras-chave em inglês
Medium Size Cities
Railways
Urbanization
Resumo em inglês
A large number of relevant cities in the countryside of São Paulo state has recently faced a remarkable distinction brought by a high economical dinamism in these regional poles during the last decades. These cities already have extreme urbanization rates and they are getting aglomerated, creating new metropolitan areas, with a huge population that is responsible for Brazil´s second largest consuming market. The increasing industrial activity and the offers of new jobs have both stimulated the spreading of its urbanized areas that are not always followed by enough new transportation infra structures. However, one element is very present in any of these cities and it stands for rich historical assets: the old railway. Inside any medium size São Paulo´s city in, the prominent station and the rail tracks still divide the urban center, instersecting its streets and being source of many conflicts and accidents. Nowadays, those abandoned structures are the inheritahe of passenger rail transportation, which was completely dismantled after freight rail transports privatizations. Specially inside the cities, not only the railways were continualy limited to secondary functions in all urban planning process, but the urban transportation was never taken as a priority for rail administration either. This research aimed to build a general view of railway equipments and structures of ten cities, identify possible interfaces with their urban areas, identify the agents envolved in its exploitation and mainly identify what the local expectations to the railways are. The analysis was done based on historical evolution of railways and cities, by the influence of transportation infra structure on territories. Urbanism and public transport organization notions were considered as well, in order to identify the needs and ways on what kind of railway would contribute or would be more profitable in new urban functions.
 
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Data de Publicação
2006-10-25
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FERREIRA DA LUZ, Luciano. A ferrovia na cidade: estorvo ou oportunidade?. Revista dos Transportes Públicos [online], 2007, vol. 1, n. 115, p. 9-23. [acesso 2012-01-23]. Disponível em : <http://portal1.antp.net/rep/RTP/RTP2007-115-02.pdf>
  • FERREIRA DA LUZ, Luciano. Os novos desafios da velha ferrovia : As cidades e seus trilhos. Revista Engenharia (São Paulo), 2008, vol. 586, p. 78-83.
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