• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Alves Ribas Moragas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Cavalcanti, Lana de Souza
Francesconi, Lea
Moraes, Jerusa Vilhena de
Título em português
O (re)significar o lugar no ensino de geografia em Goiás: por meio da poesia de Cora Coralina
Palavras-chave em português
Cora Coralina
Ensino de geografia
Lugar
Poesia
Sequência didática
Resumo em português
A presente pesquisa analisa a abordagem do ensino de Geografia em um dos conceitos basilares dessa ciência, o lugar. Assim sendo, buscamos entender como esse conceito poderia ser aprendido pelos alunos do 6º ano do Colégio Alcântara de Carvalho, no município de Jataí /GO, relacionando os conceitos científicos geográficos e os conhecimentos cotidianos desses alunos. Nosso objetivo foi entender de que forma os poemas de Cora Coralina, poetisa goiana, especificamente os que caracterizam o entendimento do lugar, poderiam contribuir metodologicamente com os conteúdos da Geografia no Estado de Goiás na Educação Básica. Embasados nisso, a análise está dividida em quatro capítulos, sendo o primeiro capítulo uma discussão sobre o referencial teórico acerca do ensino de Geografia e lugar no contexto da educação geográfica; o segundo, um entendimento da possibilidade relacional entre Geografia e literatura, analisando o uso de poesias na escola, e especificamente os poemas de Cora Coralina e o lugar; o terceiro capítulo foi destinado ao momento de verificar a contextualização do conceito de lugar presente nos materiais didáticos do Estado de Goiás ( Referencial Curricular de Goiás Geografia e livro didático utilizado); o quarto capítulo versa sobre a nossa proposta de entender melhor o lugar, recorrendo à metodologia de sequência didática, que concebe o ensino como sendo um processo de construção, não um produto acabado. Priorizamos nessa sequência o uso de duas poesias de Cora, Minha cidade e Jabuticabal II. Enfatizamos a nossa metodologia no desenvolvimento da sequência didática, com a problematização da temática lugar e seus atributos. Para isso, desenvolvemos atividades prévias sobre o conhecimento dos alunos sobre lugar, atividades escritas, musicais e desenhos sobre o Cerrado que eles conhecem, atividades sobre as duas poesias de Cora Coralina que foram selecionadas e finalizamos a sequência com a enquete sobre o que foi aprendido. Essa tese nos evidenciou que a sequência didática difere e extrapola a ação do plano de aula em si. A sequência didática pressupõe dinâmica, interação, problematização entre os sujeitos da sala de aula, proporcionando uma ação reflexiva sobre os conceitos preconcebidos e agora problematizados e ressignificados após desenvolvimento da sequência didática aplicada. A junção entre sequência didática e as poesias de Cora Coralina foram estratégicas didáticas que viabilizaram o conhecimento na escola, levaram esses alunos a repensar os seus lugares enquanto cotidiano vivido e aprendido, enquanto experiência individual e coletiva.
Título em inglês
The (re)signify the place in Geography Teaching in Goiás: through Cora Coralina´s poetry
Palavras-chave em inglês
Cora Coralina
Geography teaching
Place
Poetry
Sequence teaching
Resumo em inglês
The present research analyzes the approach of the Geography teaching in one of the basic concepts of that science, the 'place'. Thus, we sought to understand how that concept could be learned by the 6th grade students of the Alcântara de Carvalho School, Jataí / GO, relating the geographical scientific concepts and the daily knowledge of these students. Our objective was to understand how the poems of Cora Coralina, a poet from Goiás, could contribute methodologically to the contents of Geography in the State of Goiás in Basic Education, specifically those that characterize the understanding of the "place". Based on this, the analysis is divided in four chapters, the first chapter is a discussion about the theoretical reference on the Geography teaching and place in the context of geographic education; The second one is, an understanding of the relational possibility between Geography and literature, analyzing the use of poetry in school, and specifically the poems of Cora Coralina and the place; The third chapter was aimed at verifying the contextualization of the concept of place present in the Goiás teaching material (Goiás Referential Curriculum - Geography and adopted textbook); The fourth chapter is about our proposal for better understanding the "place", using the teaching sequence methodology that conceives teaching as a construction process, not a finished product. We prioritized in this sequence the use of two poems of Cora, "Minha Cidade" and "Jabuticabal II". We emphasize our methodology on the development of the teaching sequence, with the problematization of "place" theme and its attributes. For this we developed: previous activities about the students' knowledge of "place"; written activities, musicals and drawings about the Brazilian savannah that they know; activities on the two selected Cora Coralinas poems and we finished the sequence with the poll about what has been learned. This thesis has shown us that the teaching sequence differs and extrapolates the action from the lesson plan itself. The teaching sequence presupposes dynamics, interaction, and problematization among the subjects in the classroom, providing a reflexive action on the pre-conceived concepts and now problematized and re-signified after development of the applied teaching sequence. The junction between teaching sequence and Cora Coralina's poems were teaching strategies that enabled the knowledge at school, they led these students to rethink their places as a lived and learned daily life as individual and collective experience.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.