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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2008.tde-30032009-154312
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Madrona Moreira Salles
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Matos, Olgaria Chain Feres (Presidente)
Callado, Maria Terezinha de Castro
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Machado, Francisco de Ambrosis Pinheiro
Silva, Franklin Leopoldo e
Título em português
Cidade - dispositivo de olhar: elementos para uma teoria benjaminiana da percepção
Palavras-chave em português
Aura
Flânerie
Percepção
Reprodutibilidade técnica
Surrealismo
Resumo em português
Este trabalho propõe-se à reorganização e releitura de textos benjaminianos que se referem direta ou indiretamente à questão da percepção. Objetiva levar à maturação e sistematização de elementos para uma teoria da percepção benjaminiana que se encontra dispersa em alguns de seus diversos estudos. Aborda o conceito de percepção colocando-o em situação constelacional com outros conceitos como Estética, comentário, critica, percepção ótica, percepção tátil. Discute sobre o conceito de percepção em alguns momentos da tradição filosófica. Reflete sobre os regimes escópicos da modernidade. E discute sobre a compreensão benjaminiana da percepção como leitura. Aborda uma questão fundamental no pensamento benjaminiano sobre os meios audiovisuais que é o conceito de aura. Intenta situar os termos da discussão controversa sobre o declínio da aura e discorre sobre a forma de percepção que predominaria na recepção cinematográfica: a percepção de choque. Avalia a legibilidade da cidade, através de uma reflexão sobre a flânerie e a visão surrealista, entendidas como práticas sociais inspiradoras da original reflexão de Benjamin sobre a percepção.
Título em inglês
City - looking device: evidence for a Benjamin's theory of perception
Palavras-chave em inglês
Aura
Flânerie
Perception
Surrealism
Technological Reproducibility
Resumo em inglês
The present thesis aims to show the result of Walter Benjamins theory of perception texts organization edited in several publishing. Thus, the general concept of perception is divided into other concepts such as Aesthetics, Comment, Criticism, optical perception and Philosophical perception, presenting the scopic regimes of modernity. Besides, it highlights Benjamins concept of perception meaning the same as reading. It also covers a fundamental subject in his thoughts on visual arts: the aura concept. In addition to these aspects, this thesis has the intention to spot not only the claim about the decline of aura, but also the way of perception that predominates in the movies reception: the shock perception. Finally, it evaluates the legibility of city through a reflection on flânerie and the surrealistic vision seen as social practices which inspired Benjamin original reflection on perception.
 
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Data de Publicação
2009-04-06
 
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