• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Pires de Toledo Pedroso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Souza, Maria das Graças de (Presidente)
Aranovich, Patricia Fontoura
Araujo, Sergio Xavier Gomes
Oliva, Luís César Guimarães
Ramos, Silvana de Souza
Título em português
O tempo da Utopia
Palavras-chave em português
Erasmianismo
Renascimento Inglês
Thomas More
Utopia
Resumo em português
A tese visa compreender a Utopia como uma obra política moderna de caráter literário e filosófico. A abordagem do aspecto literário é feita no primeiro capítulo e retomada no final, e busca em, primeiro lugar, estabelecer as diferenças fundamentais entre a Utopia e alguns dos constructos ideais que a precederam e com os quais ela é recorrentemente identificada, tais como a Era de Ouro, o paraíso e a Atlântida; em segundo lugar, ela procura também verificar a proximidade e a distancia da Utopia em relação à sátira, gênero literário com o qual a obra passou a ser identificado mais recentemente por uma parcela dos comentadores, mudando-se o seu registro do apologético para o crítico. O aspecto filosófico é tratado no segundo e no terceiro capítulos. No segundo se procura mapear as relações da Utopia com a filosofia política clássica, sobretudo no que respeita aos constructos filosóficos ideais, enquanto que o capítulo três discute a vinculação da Utopia com o humanismo erasmiano, do qual ela é, ao mesmo tempo, devedora e crítica. O quarto capítulo apresenta as considerações finais, procurando caracterizar a obra como um produto do renascimento inglês, produto este que combina literatura e filosofia de uma maneira singular, ambas se mesclando para compor o sentido político da obra, ambas com igual direito de cidadania em Utopia.
Título em inglês
The Time of Utopia
Palavras-chave em inglês
English Renaissance
Erasmianism
Thomas More
Utopia
Resumo em inglês
The thesis aims to understand Utopia as a modern political work of literary and philosophical character. The approach to the literary aspect is made in the first chapter and resumed at the end, and seeks first to establish the fundamental differences between Utopia and some of the ideal constructs that preceded it and with which it is recurrently identified, such as Age Of Gold, paradise and Atlantis; secondly, it also seeks to verify the proximity and distance of Utopia in relation to satire, a literary genre with which the work has been identified more recently by a portion of the commentators. The philosophical aspect is dealt with in the second and third chapters. In the second, we try to map the relations of Utopia with classical political philosophy, especially with regard to ideal philosophical constructs, while chapter three discusses the connection of Utopia with Erasmian humanism, of which it is at once debtor and critical. The fourth chapter presents the final considerations, seeking to characterize the Utopia as a product of the English Renaissance, a product that combines literature and philosophy in a unique way, both merging to compose the political sense of the work, both with equal citizenship rights in Utopia.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.