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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-03062008-203027
Documento
Autor
Nome completo
Oliver Tolle
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Knoll, Victor (Presidente)
Figueiredo, Vinicius Berlendis de
Ramos, Jacqueline
Silva, Franklin Leopoldo e
Suzuki, Marcio
Título em português
Luz estética: a ciência do sensível de Baumgarten entre a arte e a iluminação
Palavras-chave em português
Estética
Filosofia da Arte
Filosofia Moderna
Iluminismo
Racionalismo
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo reconstruir o conceito de ciência do sensível na obra do filosofo alemão Alexander Gottlieb Baumgarten (1714- 1762). Partimos do pressuposto de que a investigacão das faculdades do conhecimento empreendida pelo autor na Metafisíca (1739) pode revelar o alcance e a finalidade da Estética (1750/58), a qual se encontra mais comprometida com as possibilidades em geral de expressão do belo do que com a definicão de uma teoria do objeto artístico em sua particularidade. Esse último aspecto, na verdade, pode prejudicar a interpretacão de sua obra, pois assume que ela estipula a existencia um ideal de beleza atemporal. Para Baumgarten, os princípios que regem o conhecimento sensível coincidem com as regras de expressão do belo, tal como aquelas definidas nas poéticas e retóricas antigas, mas apenas na medida em que eles podem ser derivados das verdades metafisicas.
Título em inglês
The concept of asthetics as science of sensibility in the work from the philosopher Alexander Gottlieb Baumgarten (1714- 1762)
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
History of Art
Modern Philosophy
Philosophy
Philosophy of Art
Resumo em inglês
This study investigated the concept of asthetics as science of sensibility in the work from the philosopher Alexander Gottlieb Baumgarten (1714- 1762). We believe that the investigation of the cognitive faculties what happens in Metaphysica (1739) can reveal with someone precision the wasteness and finality of Aesthetics (1750/1758), situated between theorie of art and philosophy of life. Our argument is that the subordination of these science make she incapable to consider directly the artistic object in your particularity. While this justify the opposition that find the methaphysics of beauty in the posterity, indicated the emptiness what come face to face every theorie of art that not introduce yours cognitive pretexts.
 
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TESE_OLIVER_TOLLE.pdf (1.47 Mbytes)
Data de Publicação
2008-06-23
 
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