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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Thaís Silva dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcia Regina de Lima (Presidente)
Borges, Rosane da Silva
Giacomini, Sonia Maria
Jesus, Matheus Gato de
Título em português
Discutindo os sentidos de mãe-preta: uma leitura feminista negra da produção visual de artistas negras
Palavras-chave em português
Estereótipos
Feminismo negro
Imagem de controle
Mãe-preta
Mulheres negras
Resumo em português
Esta dissertação versa sobre a figura da mãe-preta como uma imagem de controle, tomando o feminismo negro enquanto perspectiva epistemológica. O problema de pesquisa observado é de que modo a mãe-preta constitui-se enquanto um estereótipo racial nas artes plásticas e como é discutida a partir da produção de distintas autorias. Sobretudo, quais as alterações nessa representação quando mulheres negras passam a produzir obras que relacionam gênero e raça. Os capítulos que compõem essa pesquisa procuram responder de que forma a sociologia abordou o tema de raça e gênero. Ainda, como a perspectiva feminista negra se inscreve na sociologia apresentando uma leitura interseccional e que busca colocar a mulher negra conforme o sujeito central da produção de conhecimento. Também como a cultura e, especificamente, as artes visuais são uma ferramenta através da qual são criados estereótipos raciais que operam sustentando as desigualdades. Com isso, as perguntas centrais que norteiam o trabalho são: O que criam artisticamente as mulheres negras sobre si mesmas quando possuem essa oportunidade? Quais as respostas que existem para questionar e repensar a figura da mãe-preta? Quem é a mãe-preta sob a perspectiva de mulheres negras?
Título em inglês
Discussing the meanings of black mother: a black feminist reading of the visual production of black artists
Palavras-chave em inglês
Black feminism
Black mother
Black women
Controlling image
Mammy
Stereotypes
Resumo em inglês
This dissertation deals with the black mother as a control image, with black feminism as an epistemological perspective. The research problem observed is how the black mother constitutes as a black stereotype in the plastic arts and how it is discussed from the production of different authorships. Above all, what are the changes in this representation when black women begin to produce works that relate gender and race. The chapters that compose this research seek to answer, how sociology has approached the theme of race and gender. How the black feminist perspective is inscribed in the sociology presenting an intersectional reading and which seeks to place the black woman as the central subject of the production of knowledge. Also how culture and specifically the visual arts are a tool through which black stereotypes are created and operate sustaining inequalities. With this, the central question guiding the work is: what do black women create about themselves when they have the opportunity? What answers exist to question and rethink the black mother? Who is the black mother of black women?
 
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Data de Publicação
2019-05-28
 
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