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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-19072010-144441
Documento
Autor
Nome completo
Nelson João Pedro Saúte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Braga Neto, Ruy Gomes (Presidente)
Hirano, Sedi
Thomaz, Omar Ribeiro
Título em português
Crônica de uma integração imperfeita. O caso da privatização dos portos e caminhos de ferro em Moçambique (2000-2005)
Palavras-chave em português
Moçambique
Portos e Caminhos de Ferro
Privatização
Resumo em português
Constitui o escopo deste trabalho o estudo da privatização, em regime de concessão, dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), no quadro do ajustamento da economia moçambicana, recorrentemente dependente, imposto pelo Banco Mundial e pelo FMI, como forma de a integrar no mundo globalizado dominado pelo neo-liberalismo, no período pós-guerra civil. O caso do CFM permite-nos iluminar uma realidade mais ampla e complexa, que é a dinâmica histórica, económica e social de Moçambique, realidade marcada por fortes tensões sociais num contexto de permanente e inquietante mudança.
Título em inglês
Crônica de uma Integração Imperfeita O caso da privatização da gestão dos Portos e Caminhos de Ferro em Moçambique (2000-2005)
Palavras-chave em inglês
CFM Ports and Railways
Mozambique
Privatization
Resumo em inglês
The scope of the present work comprises the study on privatization under the concessioning regime of the Ports and Railways of Mozambique within the context of economic structural adjustment recurrently dependent, imposed by the World Bank and IMF as a way to integrate it in a globalized world dominated by neo-liberal policies. The CFM case study allows us to scrutinize a wide and complex reality that is the historic, economic and social changes, a reality highlighted by social tensions in the context of permanent and changes.
 
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2010_NELSONSAuTE.pdf (1.39 Mbytes)
Data de Publicação
2010-07-19
 
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