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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-05012009-171347
Documento
Autor
Nome completo
Celia da Graça Arribas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Pierucci, Antonio Flavio de Oliveira (Presidente)
Lewgoy, Bernardo
Prandi, Jose Reginaldo
Título em português
Afinal, espiritismo é religião? A doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira
Palavras-chave em português
Catolicismo
Espiritismo
Intelectuais da religião
Sociologia da religião
Resumo em português
Pretendeu-se analisar o processo de formação da heterogeneidade formal do campo religioso brasileiro tomando por objeto empírico o desenvolvimento de parte da produção intelectual religiosa durante as últimas décadas do século XIX. Examinando sociologicamente a emergência do espiritismo religioso, almejou-se entender e explicitar em sua lógica própria o processo de constituição de um mercado competitivo de bens de salvação caracterizado pela perda do monopólio religioso da igreja católica e pela ascensão da legitimidade institucional das outras religiões. Relacionando a idéia weberiana de racionalização das esferas de valor no caso a religiosa e as noções de trabalho e de divisão do trabalho religioso de Pierre Bourdieu, propôs-se uma análise das lutas dos grupos de agentes cujos interesses materiais e simbólicos tornam o campo religioso um terreno de operação para as lutas entre diferentes empresas de salvação.
Título em inglês
After all, espiritism is religion?: the espiritist doctrine in the formation of the brazilian religious diversity
Palavras-chave em inglês
Catholicism
Intellectuals of religion
Sociology of religion
spiritism
Resumo em inglês
This work aims to analyze the formation of the pluralism in Brazilian religious field. Its empirical object is the development process of part of the intellectual production on Religion during the last decades of the 19th century. A sociological examination of the emergency of the religious Spiritism was made in order to explain, through its own logic, the constitution process of a competitive goods salvation market. This research shows that this market is characterized by the loss of the religious monopoly from the Catholic Church and by the rising of the institutional legitimacy from other religions. By relating the Weberian idea of rationalization of the value spheres in this case, the religious one to the concepts of religious work and division of the religious work from Pierre Bourdieu, this research proposes an analysis of the struggles among the groups of agents whose material and symbolic interests have made the religious field become a field of operation for the struggles between different salvation companies
 
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Data de Publicação
2009-01-05
 
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