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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2009.tde-04022010-145711
Documento
Autor
Nome completo
Iara Cecília Pimentel Rolim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Baumgarten, Jens Michael
Fabris, Annateresa
Garcia Junior, Afrânio Raul
Peixoto, Fernanda Arêas
Título em português
Primeiras imagens: Pierre Verger entre burgueses e infrequentáveis
Palavras-chave em português
Fotografia documental - França - Século 20
Fotógrafos - França
Sociologia da arte
Verger Pierre 1902-1996 - vida e obra
Resumo em português
Esta tese de doutorado está centrada na trajetória de vida de Pierre Verger e procura analisar sua inserção no mundo da fotografia. Focalizando o início da carreira, o trabalho dá ênfase a um período pouco conhecido da vida do fotógrafo e, para tanto, a pesquisa privilegiou, a compreensão das ligações de Pierre Verger com o núcleo familiar, dos laços desenvolvidos no grupo de amigos artistas e das demandas do mercado de trabalho. A família proporcionou-lhe o primeiro mergulho no mundo das imagens através dos negócios do pai, mas Verger guardava restrições em relação às obrigações sociais que a posição familiar na sociedade burguesa lhe exigia. Com a adesão ao grupo dos amigos infreqüentáveis, cujos integrantes viviam de maneira muito diferente da qual estava acostumado, Verger estabeleceu uma rede de contatos, formou grupos de trabalho e viagens, dos quais resultaram, a sua iniciação como fotógrafo. O mercado foi cenário tanto de concorrências e disputas quanto também impôs e sofreu a imposição do gosto predominante do período e, desta forma, as imagens que circulavam publicamente provinham dos projetos individuais dos fotógrafos e das encomendas, sendo destinadas às demandas da imprensa, da publicidade, da moda, dos editores de livros e das exposições. Entre o desejo de se livrar dos moldes da família burguesa, a adesão ao grupo de amigos livres e as exigências do mercado, Verger encontrou um caminho para firmar-se como profissional através da produção fotografia de caráter documental e humanista, 14 anos antes de sua chegada ao Brasil.
Título em inglês
First images: Pierre Verger between bourgeois and 'not recommended' friends
Palavras-chave em inglês
Documentary photography - France - 20th century
Protographers - France
Sociology of art
Verger Pierre 1902-1996 - life and work
Resumo em inglês
This doctoral (PhD) thesis is focused on Pierre Vergers life trajectory and searchs to analyse his integration in the photography world. Standing out the beginning of his career this work puts emphasis on a time not much knowing of the photographer life and for this the reasearch has privileged the understanding of Pierre Vergers relations with the core family, with the relations among the group of artists who were his friends and with the market demands. The family provides him the first entrance in the images world throughout his father business. Verger had some restrictions referring to the social obligations that the family status demanded from him in the bourgeoisie society. Verger had settled several contacts when he joined to the not recommended friends who lived in a different way which Verger was accostumed. He settled work groups and travels which had as result his initiation as a photographer. Photography market was in great increase in the between-wars period and had imposed so much competitions and disputes as also the wishing for some subjects which became photographal and, in this way, the images when didnt come from individual projetcs were, more often, produced according to some orders from customers: press, publicity, fashion and book publishers. Among the wish of releasing from the bourgeoisie family, his participation to the not recommended groups of friends and the market demands, Verger had found a path to stand out as profissional throughout the documental and humanist photography production, 14 years before his arrival to Brazil.
 
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Data de Publicação
2010-02-19
 
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