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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2018.tde-04012018-164207
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Della Torre de Carvalho Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Musse, Ricardo (Presidente)
Cohn, Gabriel
Maar, Wolfgang Leo
Puzone, Vladimir Ferrari
Safatle, Vladimir Pinheiro
Título em português
Adorno, crítico dialético da cultura
Palavras-chave em português
Crítica da cultura
Crítica literária
Dialética
Indústria Cultura
Marxismo
Teoria Crítica
Theodor W Adorno
Resumo em português
Essa tese tem como objetivo compreender a crítica que Theodor W. Adorno faz da cultura e de que maneira ela se distingue dos modelos advindos da crítica cultural e da sociologia da cultura. Com esse fito, a tese apresenta uma série de análises da cultura de Adorno, que se iniciam na década de 1930, principalmente no seu debate com Walter Benjamin acerca da relação entre arte e política. Procurou-se entender como esse debate sofreu uma inflexão com o exílio de Adorno nos Estados Unidos, onde foi formulado o conceito de indústria cultural, a partir do qual se delineiam as críticas de Adorno ao rádio, ao cinema e à televisão e ao modo de integração social mobilizado pelo capitalismo tardio. Por meio da apresentação de outros momentos de sua obra, como a crítica literária, a estética e a filosofia, buscou-se demonstrar a complementaridade dos momentos diversos que, juntos, permitem entrever uma crítica dialética, cuja consequência é a suprassunção do próprio conceito de cultura.
Título em inglês
Adorno, dialectical critic of culture
Palavras-chave em inglês
Critical Theory
Critique of culture
Culture Industry
Dialectics
Literary critique
Marxism
Theodor W Adorno
Resumo em inglês
This dissertation aims to comprehend the nature of Theodor W. Adornos critique of culture and how it distinguishes itself from different models arising from cultural critique and from sociology of culture. For this purpose, the dissertation presents a series of Adornos analyses of culture, which begins in the 1930s, especially in his debate with Walter Benjamin concerning art and politics. It sought to understand how this debate suffered an inflection due to Adornos exile in the United States, where the concept of culture industry would be conceived and out of which his critique of radio, cinema and television and of the mode of social integration in late capitalism were delineated. Through the presentation of other moments of Adornos work, such as literary critique, aesthetics and philosophy, it sought to demonstrate the complementarity of different moments which, together, allow us to glimpse a dialectical critique whichs consequence is the sublation of the very concept of culture.
 
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Data de Publicação
2018-01-04
 
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