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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.76.1998.tde-16032015-151509
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Carmen de Meiroz Grillo Goncalves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Garcia Neto, Alvaro (Presidente)
Riccio, Edson Luiz
Roda, Valentin Obac
Trevelin, Luis Carlos
Trindade Junior, Onofre
Título em português
A precificação dinâmica em tempo real no controle de congestionamento
Palavras-chave em português
Controle de congestionamento
Gerenciamento de redes de computadores
Precificação
Resumo em português
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de precificação dinâmica em tempo real a ser usado no controle preventivo de estados de congestionamento. Este modelo estabelece que, na detecção de congestionamento, sejam instituídas barreiras tarifárias aos usuários. O acesso a rede passa a ser restrito aqueles que pagarem as taxas seletivas que garantem o fim do congestionamento. A decisão de transmitir é totalmente explícita ao usuário. Também é proposto um sistema de incentivo que favorece as conexões com duração abreviada. Algumas das decisões de projeto exigiram a discussão de questões que abrangem aspectos técnicos e econômicos das redes de computadores. Após a definição de todos os mecanismos que compõem o modelo de precificação dinâmica em tempo real, iniciou-se a fase de validação. Foram utilizados dados reais de tráfego TCP-IP como entrada do simulador do modelo. A simulação considerou diferentes cenários de respostas dos usuários aos preços que restringem a admissão na rede. Os resultados obtidos demonstraram que este modelo pode ser utilizado no oferecimento de uma classe de serviço superior a de máximo empenho (best-effort) com algumas vantagens. Seus mecanismos são de implementação simples e não provocam mudanças na arquitetura da rede utilizada
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This work presents the development of a real-time dynamic pricing model to be used in congestion control and avoidance. This model states that during congestion periods, pricing barriers should be imposed to the users. In these congestion periods, the access to the network is restricted to the users who pay the discriminatory fees, forcing the end of the congestion. The transmission decision is entirely explicit to the users. A system of incentives for short connections is also proposed. Some project decisions demanded the discussion of matters envolving technical and economical aspects of the networks. The validation phase of the real time dynamic pricing model was started after defining all the mechanisms included. The simulator's inputs carne from samples of the TCP/IP traffic observed in an academic sub-network. The simulation process took into account different kinds of users behaviors towards the discriminatory fees. The results of the simulation proved that this model can be used for the offering of a class of service superior to the one given by the best-effort paradigm, with some extra advantages. The model's mechanisms are easily implemented and do not cause changes in the network architecture
 
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RosanaGoncalvesD.pdf (6.13 Mbytes)
Data de Publicação
2015-03-19
 
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