• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.71.2018.tde-19022018-140408
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Kameyama Domingos Leal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Astolfo Gomes de Mello (Presidente)
Ross, Jurandyr Luciano Sanches
Zanettini, Paulo Eduardo
Título em português
Uso da cartografia e da geomorfologia na construção de mapas de potencial arqueológico para sítios pré-coloniais: um estudo de caso em Pindamonhangaba, estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Geoarqueologia
Modelos preditivos
Pindamonhangaba
Sítios pré-coloniais
Vale do Paraíba
Resumo em português
Nesta dissertação, apresentamos os procedimentos adotados para a elaboração de um modelo geoarqueológico de localização de material arqueológico relacionado aos sítios pré-coloniais. A área de estudo abrangeu os limites da carta topográfica do município de Pindamonhangaba, situado na região do Vale do Paraíba no estado de São Paulo. Para a construção desse modelo, realizamos o mapeamento morfológico de feições que julgamos ser propícias ao assentamento humano, por meio da estereoscopia de fotos aéreas e uso de técnicas de geoprocessamento. Com base na carta topográfica, também se produziu uma carta hipsométrica e perfis topográficos. Após a confecção de um mapa prévio de potencial arqueológico, com destaque para as áreas das grandes depressões, colinas e do terraço fluvial do rio Paraíba do Sul, foram elencados 3 setores para a realização de prospecção arqueológica. A execução das etapas de controle de campo resultou na coleta de um fragmento de cerâmica, encontrado a 3 metros de profundidade, próximo a uma depressão, bem como de alguns fragmentos de quartzo, em relevo escarpado que, após análise em laboratório, foram classificados como duvidosos quanto ao potencial arqueológico. Conclui-se que o emprego da Geoarqueologia no estudo de grupos pré-coloniais do Vale do Paraíba Paulista constituiu-se de uma abordagem eficiente para o entendimento do padrão de assentamento em função da distribuição dos recursos naturais.
Título em inglês
The use of cartography and geomorphology at creation of archaelogical potential maps for pre-colonial sites: a case of study in Pindamonhangaba, São Paulo State
Palavras-chave em inglês
Geoarchaeology
Paraíba Valley
Pindamonhangaba, Modelos preditivos
Precolonial sites
Predictive Modeling
Resumo em inglês
In this dissertation, we present the procedures used for the creation of an archaeogeological model employed for the localization of archeological material related to precolonial sites. This study encompassed the city limits of Pindamonhangaba, in the Vale do Paraiba region, located in the state of Sao Paulo. For the purposes of this project, we used morphological mapping we deemed suitable for human settlement, through stereocopy of aerial photographs and geoprocessing techniques. Based on the topographic map, we also produced a hypsometric map and topographic profiles. After the compilation of a previous map with archeological potential, highlighting areas of great depressions, hills and the fluvial terrain of the Paraiba do Sul River, three sectors were selected for the archeological prospection. The field work yielded the discovery of a ceramic fragment, found in a excavation of 3 meters deep into the ground, close to a depression, as well as some quartz fragment. After laboratorial testing, these were found to have no archeological value. It is concluded that employing techniques from Geoarcheology to study precolonial groups in Paraíba Paulista Valley emerges as an efficient approach to the knowledgle of natural resources-oriented settlement patterns.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SilviaLealREVISADA.pdf (15.16 Mbytes)
Data de Publicação
2018-02-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.