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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.6.2006.tde-22042008-084433
Documento
Autor
Nome completo
Claudete Aparecida Formis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Giatti, Leandro Luiz
Philippi Junior, Arlindo
Título em português
Estudo do processo de construção da agenda 21 nas escolas da diretoria de ensino de Jundiaí - SP
Palavras-chave em português
Agenda 21 na escola
Educação ambiental
Formação de professor
Sustentabilidade Representação social
Resumo em português
Introdução. Estudo do processo de construção da Agenda 21 nas escolas públicas estaduais da Diretoria de Ensino de Jundiaí-SP, a partir da proposta pedagógica "Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável". A educação ambiental como instrumento na formação da cidadania no ensino formal. Objetivo. Identificar e registrar os conhecimentos e práticas dos professores sobre as questões ambientais; descrever as representações sociais dos educadores sobre meio ambiente e Agenda 21; analisar as transformações ocorridas nas escolas e propor encaminhamentos que possam colaborar com a construção da Agenda 21 Escolar. Metodologia. Pesquisa qualitativa, com utilização de três instrumentos para levantamento de dados: grupo-focal, entrevista e análise documental. A análise dos resultados foi feita por triangulação. Resultados. Para a maioria dos professores a representação social sobre meio ambiente continua naturalista. Os docentes de uma maneira geral não conheciam as propostas da Agenda 21 Global. Os projetos e trabalhos apresentados sobre meio ambiente deram destaque para os temas: água, lixo, horta e saúde. Os projetos foram realizados de forma multidisciplinar e não interdisciplinar. As escolas do município de Louveira apresentaram resultados mais positivos por relacionarem a prática pedagógica ao espaço local de forma crítica e propositiva. Conclusões. É necessário que se implementem cursos de capacitação em educação ambiental para todas as disciplinas, a fim de subsidiar a formação do professor do ponto de vista teórico, metodológico e prático possibilitando subsidiar propostas pedagógicas voltadas para a sustentabilidade.
Título em inglês
Study of the Agenda 21's development process in schools at the Teaching Direction in Jundiaí
Palavras-chave em inglês
Agenda 21
Environmental education
Social representation
Sustainability
Teacher's education
Resumo em inglês
Introduction. The study of the Agenda 21's development process in state public schools belonging to the Teaching Direction in Jundiaí has its starting point at the pedagogical proposal "Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável". The Environmental Education as a tool in building the citizenship in formal education. Objective. To identify and register teachers' know-how about and ability to deal with environmental issues; describe the environment and the Agenda 21's social representation for educators; analyse the changes that took place in schools and suggest ways to improve the Agenda 21's development process. Methodology. Qualitative research was carried out by using three instruments to collect data: focal-group, interview and documental analysis. The results were analysed according to the triangulation method. Results. For most educators the environment's social impact remains naturalist. Teachers in general weren't aware of the Agenda 21's proposals. The projects and papers about the environment that were presented had their focus on topics like: water, garbage, planting and health. The projects were conceived in a multidisciplinary rather than in an interdisciplinary way. The schools in Louveira city achieved positive results due to critical and propositive relation made between the pedagogical practices and the local space. Conclusions. It is important that environmental education qualifying courses on all school subjects be implemented so as to assist the teacher's education on the theoretical, methodological and practical point of view enabling the support of pedagogical proposals headed for the sustainability.
 
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ClaudeteFormis.pdf (7.97 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-28
 
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