• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.6.2018.tde-22012018-100928
Documento
Autor
Nome completo
Raimundo Antonio da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Alvarenga, Augusta Thereza de (Presidente)
Santos, Jair Licio Ferreira
Siqueira, Arnaldo Augusto Franco de
Tanaka, Ana Cristina D'Andretta
Westphal, Marcia Faria
Título em português
O lugar do biológico e do social na morbimortalidade perinatal: estudo de caso em amostra de parturientes e recém-nascidos atendidos em hospitais de São Luís do Maranhão
Palavras-chave em português
Morbidade Perinatal
Resumo em português
Partindo de hipóteses básicas onde o processo saúde-doença no período perinatal apresenta-se, por um lado, como expressão de condições particulares ás quais famílias estão submetidas, de maneira diferencial, em função de sua adscrição de classe e, por outro, como expressão da articulação de um conjunto de condições biológicas e sociais em permanente relação, o presente trabalho procura, em uma amostra de parturientes e recém-nascidos de hospitais de São Luis do Maranhão, refletir sobre o assunto. Conclui pela pertinência do emprego do conceito sociológico de classe social ao estudo de eventos perinatais que, articulado a esquemas teóricos mais elaborados do campo da Perinatologia, permite ampliar o nível de explicação do fenômeno.
Título em inglês
The place of the biological and the social in the perinatal morbimortality: a case study in a sample of parturients and newborns attended in hospitals of São Luís do Maranhão
Palavras-chave em inglês
Perinatal Morbimortality
Resumo em inglês
This work searches for empirical sustenance concerning reflection on basic hypotheses whereby the health dickness process in the perinatal periode expresses particular conditions which families are undergoing especially as to their insertion in social classes, on one hand, and especially on the other, articulation of biological and social conditions in permanent relation. It is based on a sample of women-in-labour and newborn children in hospitals in São Luis do Maranhão, Brazil. It is concluded that Sociological concept of social class is pertinent whilst studying perinatal events along with more elaborate theoretical schemes in the field of Perinatology.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DR_211_Silva_1991.pdf (5.03 Mbytes)
Data de Publicação
2018-01-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.