• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2014.tde-17102014-104716
Document
Auteur
Nom complet
Ieda Maria Siébra Bochio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Fortes, Paulo Antonio de Carvalho (Président)
Alvarenga, Augusta Thereza de
Castilho, Valeria
Kisil, Marcos
Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga
Titre en portugais
O voluntariado como valor - perspectiva histórica e percepção de gestores voluntários e contratados de uma organização não governamental - ONG AIDS
Mots-clés en portugais
Gestão
Organizações
Publico
Valor
Voluntário
Resumé en portugais
da cidadania. Estimulado e desenvolvido no contexto de organizações com finalidade publica, o voluntariado pode ser compreendido como um valor organizacional, sendo tema de especial importância para gestores enquanto pessoas estratégicas na preservação ou criação de valores. A Casa de Assistência Filadélfia CAF, objeto deste estudo, é uma ONG AIDS com mais de 20 anos. Formada a partir da iniciativa voluntária, ela é representativa por seu contingente de voluntários, pelo volume de ações voluntárias e pela composição de sua liderança, formada por gestores voluntários e contratados. Objetivos contextualizar o voluntariado como prática social e o valor a ele atribuído em diferentes momentos históricos; caracterizar o voluntariado enquanto valor na perspectiva da gestão organizacional; identificar a percepção de gestores voluntários e contratados na ONG CAF. Procedimentos metodológicos-. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e qualitativa com Estudo de Caso, sendo a coleta de dados feita a partir de análise documental e entrevistas com gestores voluntários e contratados. Para a análise de dados, foram utilizadas quatro categorias: relevância histórica, singularidade identitária, evidência nas práticas e legado de liderança. Resultados Considerando que um valor é algo essencial, foi realizado um levantamento das principais bases filosóficas que têm fundamentado a prática do voluntariado dentro da cultura atual. Para entender o voluntariado dentro do contexto organizacional brasileiro, foram apontados cronologicamente exemplos de organizações voluntárias confirmando os fundamentos filosóficos. Realizou-se levantamento da base conceitual que fundamenta o papel do gestor na preservação e construção de valores. Gestores voluntários e contratados responderam a 10 perguntas tendo como enfoque o voluntariado como valor organizacional. Conclusão- O presente estudo aponta para a necessidade de entender o voluntariado como valor, o que pode contribuir para uma participação voluntária consciente e efetiva no engajamento de causas coletivas. O estudo chama a atenção para o papel dos gestores na preservação e criação de valores organizacionais, o que se torna possível pela compreensão do que seja valor e da identificação dos valores essenciais para a continuidade organizacional. Nessa perspectiva, a gestão de valores deixa de ser apenas uma estratégia para se tornar uma competência do gestor e da organização. Para gestores de organizações voluntárias, compreender o voluntariado como valor tem implicações para o fortalecimento da identidade organizacional enquanto espaços de reconhecimento, solidariedade e promoção da cidadania.
Titre en anglais
Volunteering as a value historical perspective and perception of voluntary and employed managers in a non-governmental organization AIDS NGO.
Mots-clés en anglais
Management
Organizations
Public
Value
Voluntary
Resumé en anglais
citizenship. Stimulated and developed in the context of organizations with a public purpose, volunteering can be understood as an organizational value, and is a subject of special importance to managers as strategic people in the preservation and creation of value. Casa de Assistência Filadélfia CAF, object of this study, is an AIDS NGO with more than 20 years of experience. Founded by voluntary initiative, it is representative as a case study for its number of volunteers, the volume of voluntary actions, and for the composition of its leadership - formed by voluntary and employed managers. Objectives: To put into context volunteering as a social practice and the value given to it in different historical periods; To characterize volunteering as a value in the perspective of organizational management; To identify the perception of voluntary and employed managers of volunteering as value in the NGO CAF. Methodological Procedures A Bibliographical and documental research and qualitative methodology with Case Study was used where data was collected by documental analyses and interviews with voluntary and employed managers. The data was based on documental analyses and interviews with voluntary managers and employed managers. The data was classified within four categories of analysis: historic significance, singularity of identity, evidence of organizational practices and leadership legacy. Results - Starting with the understanding that a value is an essential element, a survey was held of the main philosophical bases that support voluntary practices in current culture. To understand volunteering within the Brazilian context of organizations, this study presented chronologically some examples of voluntary organizations confirming the philosophical bases. The study presents the main concepts that support the role of the manager in the preservation and development of organizational values. Voluntary and employed managers answered 10 questions with a focus on volunteering as an organizational value. Conclusion- The present thesis points to the need for understanding volunteering as a value which contributes to conscious and effective voluntary participation, in the engagement in collective causes. Value Management becomes not only a strategy, but also a managerial and an organizational competence. The study points out the important role of managers in the preservation and development of organizational values that is only possible if they understand the meaning of values, and identify the values that are essential for organizational continuity For managers in voluntary organizations, understanding volunteering as a value has implications for the strengthening of the organizational identity and encourages the awareness of others, solidarity and the promotion of citizenship.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.