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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.6.2006.tde-11012007-110339
Documento
Autor
Nome completo
Renata Ferraz de Toledo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Arruda, Rinaldo Sérgio Vieira
Lieber, Nicolina Silvana Romano
Moraes, Julio Cesar de
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Título em português
Educação, saúde e meio ambiente: uma pesquisa-ação do distrito de Iauaretê do município de São Gabriel da Cachoeira/AM
Palavras-chave em português
Conhecimentos e atitudes e práticas em saúde
Educação ambiental
Educação em saúde
Empoderamento
Participação comunitária
Pesquisa-ação
População indígena
Promoção da saúde indígena
Saneamento
Saúde indígena
Resumo em português
O aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, têm resultado em inúmeros agravos à saúde da população, principalmente devido a ausência de saneamento básico. O objetivo da pesquisa foi identificar os principais problemas sanitários e socioambientais que interferem diretamente na saúde e qualidade de vida dos habitantes de Iauaretê, visando a melhoria dessas condições. O método utilizado foi a pesquisa-ação, por meio de diversos instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como questionários, entrevistas, mapas-falantes, painéis de fotos e observação participante. Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo situações de causa e efeito sobre os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. O método da pesquisa-ação mostrou-se extremamente adequado em um processo que objetiva a busca de soluções para determinada problemática de forma participativa e dialógica e a melhoria das condições de vida da população.
Título em inglês
Education, health and environment: an action-research in the District of Iauaretê, City of São Gabriel da Cachoeira, Amazonas State, Brazil
Palavras-chave em inglês
Action-research
Attitudes
Basic sanitation
Consumer participation
Empowerment
Environmental education
Health education
Health knowledge
Indigenous health
Indigenous health promotion
Indigenous population
Practice
Resumo em inglês
The increase in population concentration and the changes in the traditional way of life of the indigenous community of the District of Iauaretê, City of São Gabriel da Cachoeira/AM, in Alto Rio Negro Indigenous Land, have been producing negative consequences for the general health of the population. This is mainly due to the lack of basic sanitation. The objective of the research was to identify the major sanitation and socio-environmental problems that directly interfere in the health and living standards of the inhabitants of Iauaretê, in order to improve such conditions. The research methodology used is known as action-research, by means of different techniques used during the community meetings, such as questionnaires, interviews, talking-maps, photography panels and active observation. Despite the indigenous population's awareness of the causes and effects of certain situations which were potentially hazardous to their health, they were as yet unable to incorporate that knowledge to their daily life. The inhabitants who interacted with the research were keen to improve sanitation. However, it was clear that infra-structural improvements will not be enough to guarantee their health, nor break the cycle of disease transmission. It is also necessary to develop environmental and heath education processes which bring about a critical understanding of reality and its transformations, thus reinforcing healthy habits which might contribute to an improvement in their quality of life. Action-research proved itself as an extremely adequate methodology for processes which aim at finding solutions to a given problem through participation and dialogue, as well as improving the general standard of living.
 
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Data de Publicação
2007-01-23
 
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