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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.6.2008.tde-04042008-085305
Documento
Autor
Nome completo
Elizabeth Perazzolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Cornetta, Vitoria Kedy (Presidente)
Cianciarullo, Tamara Iwanow
Fernandes, Alfredo Manoel da Silva
Martins, Cleide Lavieri
Osmo, Andre Alexandre
Título em português
Análise de avaliação de desempenho em hospital público
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho
Competência
Gestão de pessoas
Hospital
Liderança
Resumo em português
A avaliação de desempenho é uma das ações essenciais à gestão de pessoas, pois dela surgem conseqüências importantes para a motivação, aprendizagem, comprometimento e progressão funcional. Avaliar desempenho constitui um desafio aos líderes. Objetivo - É conhecer e analisar, segundo as lideranças de hospital público, o processo de avaliação de desempenho. Método - Estudo exploratório realizado com amostra intencional de líderes das áreas assistencial, de apoio e administrativa de uma instituição pública, com experiências em processos de avaliação, nos papéis de avaliado e avaliador. Foram estruturados três grupos focais, variando de 8 a 11 componentes cada. Os encontros, gravados, com duração aproximada de duas horas, foram conduzidos pela pesquisadora, utilizando guia de discussão. Resultados - Na análise de conteúdo, as manifestações foram agrupadas em cinco categorias: expectativas dos líderes; sentimentos manifestados; atributos avaliados; atitudes dos líderes evidenciadas; contribuições ao processo. Conclusões - Avaliação de desempenho é imprescindível nas organizações e deve estar alinhada às diretrizes institucionais e políticas de gestão de pessoas; deve ser transparente, objetiva e ética diminuindo subjetividade; gerar planos de desenvolvimento sendo processo educativo e não punitivo. A capacitação técnica e preparo emocional dos avaliadores favorecem o feedback e a aprendizagem, respeitando a individualidade do avaliado. Instrumento de avaliação precisa ter estrutura padronizada inserindo competências técnicas e comportamentais, além de perguntas abertas para o avaliador. Fundamental é mudar a terminologia de avaliação de desempenho para verificação das competências. Considerações finais - Os líderes expressam sentimentos positivos com a avaliação de desempenho quando há justiça, seriedade e sigilo no processo gerando desenvolvimento; manifestam frustrações em situações contrárias que resultam na desmotivação. Foram destacados, para além dos objetivos do estudo, os atributos da liderança a serem avaliados.
Título em inglês
The assessment of performance in a public hospital
Palavras-chave em inglês
Assessment of performance
Competence
Hospital
Leadership
People management
Resumo em inglês
The assessment of performance is one of the most essential procedures for the management of people because it causes important consequences in terms of motivation, learning, commitment and functional development. Assessing the performance is a challenge to the leaders. Objective - To know and analyze the process of the assessment of performance, according to the public hospital leaderships. Method - Exploratory study with an intentional sample of leaders in assistential, supporting and administrative areas of a public institution with experience in the process of evaluation, and in the roles of evaluated and evaluator. Three focus groups were formed, ranging from 8 to 11 members each. The meetings were recorded with the duration of approximately two hours and were led by the investigator of this study, by using a guide of discussion. Results - Based on the analysis of contents, the manifestations were grouped into five categories: leaders expectations, demonstrated feelings, enhanced attitudes, assessed attributes and contributions to the process. Conclusion - The assessment of performance is absolutely necessary for the organizations and must be aligned with the institutional orientations and management of people policie; it has to be transparent, ethical and objective, with little subjectiveness; it also has to generate plans for the development, since it is an educating, not punishing process. The technical ability and emotional preparation of the evaluators contribute to the feedback and learning process, preserving the individual aspects of the evaluated ones. The evaluation tool needs to be standardized with behavioral and technical competencies, besides the open questions for the evaluator. It is essential to change the assessment of performance terminology to check the competencies. Final considerations - The leaders demonstrate positive feelings in relation to the assessment of performance when it is fair, serious and sigilous in the process generating development; they show frustation in situations contrary to the cases causing unmotivation. Besides the objectives of this study, it was emphasized the attributes of the leadership to be assessed.
 
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Data de Publicação
2008-04-23
 
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