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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.59.2009.tde-11052010-144634
Documento
Autor
Nome completo
Geraldo Vieira da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Carraro, Patrícia Rossi
Cianflone, Ana Raquel Lucato
Costa, Claudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
Cunha, Marcus Vinicius da
Título em português
Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
Palavras-chave em português
Análise institucional
Analítica do poder
Educação superior
Esquizoanálise
Resumo em português
Ao se estudar um estabelecimento educacional restrito aos seus limites internos, pouco se saberá acerca das relações de forças que atravessam a educação tomada como instituição. Essa constatação sinaliza que o empreendimento de uma análise institucional constitui-se na metodologia mais adequada para se estudar e entender os agenciamentos que se dão no estabelecimento educacional, fornecendo um panorama da instituição educação superior no Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é empreender uma análise institucional em um estabelecimento de educação superior privado a partir do estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes. Além disso, busca-se contextualizar o estabelecimento educacional e investigar os seguintes aspectos: os dispositivos disciplinares; o processo de governamento e de construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos valores que o sustentam; até que ponto o PPI facilita ou impede a ação pedagógica dos atores institucionais; e a instituição educação superior no Brasil e a política pública nela estabelecida (condições de governamentalidade). O estudo é apoiado no referencial teórico-metodológico da esquizoanálise (Deleuze e Guattari) e da analítica do poder (Foucault), ambas com base na filosofia de Nietzsche. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico. Como técnicas de pesquisa são utilizadas a análise documental, a entrevista etnográfica e a observação participante. Participam da pesquisa os quatro diretores, a secretária acadêmica e onze professores selecionados nos cursos ofertados pelo estabelecimento. São utilizados na pesquisa roteiros de entrevistas semi-estruturadas realizadas com o auxílio de gravador digital. As informações obtidas com a observação participante são registradas em diário de campo. O documento básico considerado neste estudo é o PPI. A análise dos dados é feita mediante a estratégia de análise de conteúdo, em abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o estabelecimento pesquisado não difere de seus congêneres, sentindo todas as dificuldades decorrentes dos dispositivos disciplinares impostos pelo estado para regular e controlar suas atividades; que o estabelecimento reproduz tais dispositivos nas suas ações de governamento; que o PPI não resultou de um processo de construção coletiva, pois ao contar com a ajuda de uma empresa de consultoria, esta buscou emoldurar a vida do estabelecimento aos pontos que lhe poderiam conceder uma avaliação satisfatória pelo Ministério da Educação (MEC); que, para dirigentes e professores, a educação superior no Brasil é assolada por um excesso de regulamentação que cerceia a ação criativa e a autonomia institucional. Presas às normas molares instituídas, restam às faculdades e universidades submeterem-se ao domínio das leis, ainda que estas lhes pareçam tão distantes de suas realidades.
Título em inglês
Institutional analysis of a private establishment of higher education: study of everyday life, documents and perspective of directors and teachers.
Palavras-chave em inglês
Analytical of power
Higher education.
Institutional analysis
Schizoanalisys
Resumo em inglês
When studying an educational establishment to its strict internal limits, little will be known about the force relations which cross the education taken as an institution. This finding indicates that the enterprise of an institutional analysis constitutes the most appropriate methodology to study and understand the assemblages that take place in the educational establishment, providing an overview of superior education institution in Brazil. The objective of this research is to undertake an institutional analysis at a private establishment of higher education from the study of everyday life, documents and perspective of directors and teachers. In addition, we seek to contextualize the educational establishment and to investigate the following issues: the disciplinary devices, the process of government and the construction of institutional pedagogical project (PPI) and the values that sustain it, until point the PPI facilitates or impedes pedagogical action of institutional actors, and the higher education institution in Brazil and the public policy it established (conditions of governmentality). The study is supported by the methodological theoretical reference of schizoanalysis (Deleuze and Guattari) and analytical of power (Foucault), both based on the philosophy of Nietzsche. The methodology adopted is qualitative, as ethnographic case study. As research techniques are used the documental analysis, ethnographic interviews and participant observation. Participate in this research the four directors, the academic secretary and eleven teachers selected in the courses offered by the establishment. In the research, semistructured interview scripts are used, as well as a digital recorder. The informations obtained from the participant observation are registered in a field diary. The basic document considered in this study is the PPI. Data analysis is done through the strategy of content analysis, in a qualitative approach. The results indicate that the researched establishment does not differ from others of its same type, feeling all the difficulties arising from disciplinary devices imposed by the State to regulate and control their activities; that the establishment play such devices in their government's actions; that the PPI did not result from a process of building together, for the count with the help of a consulting firm, that sought to "frame" the routine of the establishment the points which might provide a satisfactory evaluation by the Ministry of Education (MEC); that for directors and teachers, higher education in Brazil is plagued by over-regulation that restricts the creative action and institutional autonomy. Prey to the imposed molar norms, it remains to colleges and universities be submitted to the domain of the laws, even though they seem to be so distant of its realities.
 
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Data de Publicação
2010-08-18
 
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