• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-28062018-142813
Documento
Autor
Nome completo
Geraldo Nunes Corrêa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Solange Oliveira (Presidente)
Monard, Maria Carolina
Rozenfeld, Henrique
Título em português
CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO PARA APOIAR A MODELAGEM DE DADOS NO CONTEXTO DE UMA METODOLOGIA DE INTEGRAÇÃO DA MANUFATURA
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Integração é uma forma de auxiliar às empresas de manufatura a sobreviverem frente à competição internacional, utilizando de forma coordenada modernas filosofias e ferramentas disponíveis. O gerenciamento da informação em ambientes integrados de manufatura vem se tornando cada vez mais complexo devido à necessidade de tratamento de um grande volume de dados. A utilização crescente de ferramentas CASE e conceitos de modelagem CIM está se tornando indispensável no contexto de integração da manufatura e, consequentemente, para o sucesso das empresas. Neste ambiente identifica-se a crescente necessidade de automação do conhecimento humano. Este trabalho apresenta a concepção e implementação de uma ferramenta para modelagem de dados utilizando a tecnologia de Sistemas Baseado em Conhecimento para a representação e manipulação do conhecimento humano. Este ambiente foi desenvolvido para um propósito geral, mas foi testado num ambiente de manufatura.
Título em inglês
Construction of a knowledge-based system to support data modeling in the context of a manufacturing integration methodology
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Integration is a way of helping manufacturing companies to survive in a competitive international environment, using modern philosophies and available tools in a coordenated way. Information management in integrated manufacturing environments is becoming more and more complex mostly due to treatment of a large volume of data. The, use of CASE tools and CIM modeling concepts is becoming indispensable to the solution in the manufacturing integration context and, consequently, to the success of the companies. In this new environment, there has been identified a growing need for automation of human knowledge. This work presents the conception and implementation of a tool for data modeling using the technology of Knowledge-Based Systems for the representation and manipulation of human knowledge. This environment was developed for a general purpose, but was tested in a manufacturing environment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
GeraldoNunesCorrea.pdf (112.31 Mbytes)
Data de Publicação
2018-06-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.