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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.55.2011.tde-27022012-104952
Documento
Autor
Nome completo
Erika Nina Höhn
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Maldonado, José Carlos (Presidente)
Fortes, Renata Pontin de Mattos
Leitão Junior, Plínio de Sá
Mendonça Neto, Manoel Gomes de
Spinola, Mauro de Mesquita
Título em português
KITest: Um arcabouço de conhecimento e melhoria de processo de teste
Palavras-chave em português
Gestão de conhecimento
Melhoria de processo
Teste de software
Resumo em português
Contexto: Apesar de existirem muitas informações sobre a área de teste de software, elas se encontram de forma dispersa e sem conexão, o que aumenta a já existente dificuldade por parte de usuários em compreender os conceitos e as tecnologias dessa área e, conseqüentemente, em tomar a decisão de onde e quando usálas. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi criar o arcabouço KITest (Knowledge and Improvement on Test) capaz de agregar o conhecimento em teste e disponibilizá-lo para a comunidade com a intenção de facilitar a sua transferência, a definição e a melhoria de processos de teste, com mais qualidade. Metodologia: Para facilitar a transferência de conhecimento modelou-se o conhecimento em teste por meio de um processo genérico de teste organizado em um mapa mental (KITMap). Para contemplar a questão de qualidade estabeleceu-se como base as práticas do modelo TMMi, distribuídas no processo de teste genérico. Para permitir que a comunidade interaja com essa base de conhecimento em teste criou-se uma ferramenta (KITTool) que permita acesso a essas informações, faça diagnóstico do processo de teste vigente e sugira melhorias. Para gerenciar toda essa estrutura utilizou-se uma estratégia de melhoria para que essa estrutura esteja sempre em evolução com base na realimentação da comunidade que a utiliza. Resultados e Conclusões: os resultados e as conclusões sobre a aplicação do arcabouço KITest estão apresentados no relatório técnico anexo a esta tese
Título em inglês
KITest: a fremework of knowledge and improvement of testing process
Palavras-chave em inglês
Knowledge management
Process improvement
Software testing
Resumo em inglês
Background: Although there is much information about the software testing area, they are dispersed and disconnected, thus hardening the understanding of concepts and technologies within this area. Consequently, this increases the difficulty on making decisions on where and when to use such testing-related information. Objective: The objective of this work was to create the KITest framework (Knowledge and Improvement on Test) aiming at aggregating knowledge of software testing and making it available to the community. The purpose of KITest is facilitating the knowledge transfer and supporting the definition and improvement of testing processes with respect to its quality. Methodology: Aiming to facilitate the knowledge transfer, the testingrelated knowledge was modeled through a generic testing process organized as a mental map (KITMap). TMMi was chosen as the underlying model to address the intended quality issues. The TMMi practices were distributed into the general testing process. To allow the communitys interaction with the testing knowledge base, we created a tool named KITTool. The tool allows the access to the testing-related information, supports the diagnosis of the current testing process and the suggestion of improvements to it. To manage all this structure, an improvement strategy is used to maintain a continuous evolution based on the communitys feedback. Results and Conclusions: The results and conclusions on the implementation of the KITest framework are described in the technical report that is attached to this dissertation
 
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Data de Publicação
2012-02-27
 
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