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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-26112018-150448
Documento
Autor
Nome completo
Braulio Coelho Avila
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1991
Orientador
Banca examinadora
Monard, Maria Carolina (Presidente)
Aragon, Doris Ferraz de
Masiero, Paulo Cesar
Título em português
REPRESENTAÇÃO DE CONHECIMENTO UTILIZANDO FRAMES
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Em Ciência da Computação, uma boa solução para um determinado problema muitas vezes depende de uma boa forma de representação. Para a maioria das aplicações de Inteligência. Artificial, uma escolha da representação de conhecimento é ainda mais difícil, já que os critérios para essa escolha são menos claros. Embora não exista um consenso geral do que é representação de conhecimento, muitos esquemas foram propostos para representar e armazenar conhecimento. Neste trabalho são discutidos os problemas e questões envolvidos com representação de conhecimento, bem como os esquemas de representação mais difundidos, com especial ênfase em frames. frames são um esquema de representação de conhecimento que permitem realizar descrições de objetos complexos. lima das principais características deste esquema de representação é a herança de propriedades, onde urna classe mais especializada, utilizando a estrutura hirárquica, pode herdar todas as propriedades da classe mais geral, fornecendo tanto facilidades de representação como mecanismos de economia cognitiva. Os sistemas de frames baseiam-se na idéia de que a codificação conceituai, no cérebro humano, está menos vinculada com a definição estrita e exausiiva, da propriedades que as entidades devem ter para serem consideradas exemplares de alguma categoria, e mais vinculada com as propriedades salientes do objeto, que são típicas de sua classe. Uma -dificuldade que tem sido encontrada nestes sistemas, assim como em outros sistemas de representação de conhecimento, é a falta de uma semântica formal. Neste trabalho é implementado um sistema para manipular frames. Este sistema consiste de vários procedimentos de manipulação de frames, slots e facetas, tais como: criação, instanciação, verificação, consulta e remoção. O sistema implementado permite a verificação de tipo dos slots. Esta característica permite aos slots tanto generalizar o tratamento dos atributos como representar similaridade entre os mesmos. Finalmente, são identificadas algumas questões a serem consideradas em trabalhos futuros.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Knowledge Representation is a, central problem in Artificial Intelligence AI today. The choice of a good knowledge representation in AI is even more difficult than in other areas of Computer Science since there are substantially greater choices to make and the criteria is less clear. The especification of a knowledge representation consists of two major components: a description of the notation to express facts and a description of the operations that can be performed on a knowledge base. Although there is little agreement as to what knowledge representation actually is, many schemes have been proposed as general frameworks for represeniing and storing knowledge. In this work we discuss in general some knowledge representation schemes commonly used in AI and afterwards we concentrate in Frame theory. Frame theory is really a vague paradigm that inspired an era of research on intelligent systems. Frames provide structured representation of an object, situation or concept as well as a class of them. Frames allow classes to be described as specializatioris of other more generic classes and for those descriptions to be organized into taxonomies. Constructs should be available in a frame system for organizing frames that represent classes into taxonomies. One difficulty that has troubled many knowledge representation languages, including frame languages, is the lack of formal semantics. In this work we develope a system which provides mechanism for specifying relationships between objects represented by frames. The system provides operations for creating and deleting frames, slots and attributes as well as for reading and writing attribute values. The system has been extended to provide a slot typing mechanism which is similar to specifying a frame-name as the value of a slot in a traditional frame system. This extension generalizes the treatment of slot attributes and enables representation of similarities between slots. Finally, we identify some issues relevant to future research.
 
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Data de Publicação
2018-11-26
 
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