• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-18042018-094229
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Hasegawa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1995
Orientador
Banca examinadora
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Monard, Maria Carolina
Rodriguez, Noemi de La Rocque
Título em português
TOOTEMA: UMA FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Neste trabalho é apresentada e discutida uma ferramenta que auxilia a construção de Sistemas Tutores Inteligentes - STIs - no domínio da Matemática, denominada TOOTEMA - TOOI (ferramenta) para Tutores de Ensino de MAtemática. O TOOTEMA é um sistema que tem por objetivo ajudar na tarefa de criar e gerenciar o Módulo do Domínio do ARQTEMA (uma arquitetura genérica para Sistemas Tutores em Matemática), acompanhando o autor (professor) na estruturação de grande quantidade de informações. Ao usuário-autor, a ferramenta de autoria fornece facilidades de organização do material instrucional, provê recursos de representação gráfica, visando a consistência e a qualidade do material, além de reduzir o tempo de construção de STI em subdomínios diferentes e, principalmente, de envolver mais diretamente o autor leigo na criação do sistema.
Título em inglês
TOOTEMA: A Tool for Building Intelligent Tutorial Systems in Mathematics
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This work presents and discusses a tool that helps building Intelligent Tutoring Systems - ITS - in the Mathematics domain. It is called TOOTEMA and is a system that helps with the task of creating and managing the domain module of ARQTEMA (a generic architecture of Tutoring Systems for Mathematics), allowing the author (teacher) to structure of a large quantity of information. The tool provides facilities to organize the instruction material and supplies resources for graphic representation, aiming to give consistency and quality. Besides these it reduces the time of building an ITS in different domains and, mainly, causes the lay author to get involved in the creation process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RicardoHasegawa.pdf (79.33 Mbytes)
Data de Publicação
2018-04-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.