• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-15032018-085910
Documento
Autor
Nome completo
João Benedito dos Santos Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Fortes, Renata Pontin de Mattos (Presidente)
Nunes, Maria das Graças Volpe
Wazlawick, Raul Sidnei
Título em português
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
A aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
The application of computer in education has been under investigation due the importance of exploiting such a technology in the teaching and learning processes. The wide spread use of Internet has expanded the interest in such application. In this context, this dissertation presents aspects of design, specification and implementation of a set of tools aimed at authoring and delivering didactic material in the World Wide Web environment (WWW). As motivation, recent systems and applications are presented and the model of the hyperdocuments currently used in the WWW is discussed. The Relationship Management Model (RMM) is then used to provide a design model for a set of authoring tools. As a follow up of the modeling step, the advantages of the use of SGML as a formal specification technique is discussed, and specifications for the documents supported by the authoring tools are presented. After a discussion on aspects of user-hypertext interaction, the authoring tools build are presented. After a discussion of the strengths and weakness of the tools when compared to a complete off-theshelf suit, results from a prelizninary usability experiment are reported. Finally, the several research projects under development as a continuity of the this work are presented.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-03-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.