• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2015.tde-13082015-142049
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Tiosso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2015
Orientador
Banca examinadora
Bruschi, Sarita Mazzini (Presidente)
Barbosa, Ellen Francine
Santos, Ricardo Ribeiro dos
Título em português
Utilização de objetos de aprendizagem para melhoria da qualidade do ensino de hierarquia de memória
Palavras-chave em português
Arquitetura de computadores
Educação
Memória cache
Objetos de aprendizagem
Simulação
Resumo em português
O ensino e a aprendizagem do tema hierarquia de memória não são tarefas simples, pois muitos assuntos que são abordados em teoria podem desmotivar a aprendizagem em virtude de sua complexidade. Este projeto de mestrado apresenta a transformação do módulo de memória cache da ferramenta Amnesia em um objeto de aprendizagem, que visa facilitar a construção do conhecimento através da simulação da estrutura e da funcionalidade da hierarquia de memória na arquitetura von Neumann de uma maneira mais prática e didática. Este processo permitiu que funcionalidades existentes na ferramenta fossem readequadas e novas funcionalidades desenvolvidas. Aliado a isso, planos de aula e questionários de avaliação e usabilidade também foram concebidos, validados e implementados junto à elaboração de um tutorial para descrever o funcionamento do novo objeto. Os estudos experimentais realizados analisaram dois aspectos: o primeiro, se o objeto de aprendizagem melhorou, de fato, a aprendizagem dos alunos no assunto memória cache; o segundo, a opinião dos alunos em relação à utilização do objeto. Após a análise e avaliação dos resultados obtidos nos experimentos, foi possível demonstrar uma evolução na aprendizagem quando se fez o uso do objeto, além de se perceber que a motivação dos alunos em utilizar outros objetos de aprendizagem aumentou.
Título em inglês
Use of learning objects to improve the quality of the memory hierarchy
Palavras-chave em inglês
Cache memory
Computer architecture
Education
Learning objects
Simulation in lab environments
Resumo em inglês
The teaching and learning of memory hierarchy are not simple tasks, because many subjects that are covered in theory may demotivate learning because of its complexity. This Master's thesis presents the process of transformation of the cache memory module of Amnesia tool in a learning object, aiming to facilitate the construction of knowledge by simulating the structure and functionality of memory hierarchy of von Neumann architecture in a more practice and didactic way. This process allowed existing features in the tool to be adequate and new features developed. In addition, lesson plans and questionnaires of assessment and usability have also been designed, validated and implemented and a tutorial to describe the operation of the new object was developed. Experimental studies have examined two aspects: the first, if the learning object improved, in fact, the students' learning in the subject cache memory; the second, students' opinions regarding the use of the object. After the analysis and evaluation of the results obtained in the experiments, was possible show an evolution in learning when it made the use of the object, and also to perceive that students' motivation to use other learning objects increased.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-08-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.