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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2007.tde-12092007-155501
Documento
Autor
Nome completo
Lucas dos Santos Casagrande
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2007
Orientador
Banca examinadora
Monaco, Francisco José (Presidente)
Santana, Regina Helena Carlucci
Trevelin, Luis Carlos
Título em português
Política de escalonamento de tempo real baseada em exigência para provisão de QoS absoluto em serviços Web
Palavras-chave em português
QoS
Tempo-real
Web
Resumo em português
Este trabalho apresenta um estudo, implementação e validação em ambiente simulado de uma política de escalonamento de tempo real para provisão de QoS absoluto em serviço Web. Sintetizando características de escalonamento de tempo real, com baixa latência e de modelo re-alimentado, a política proposta permite um ajuste ponderado pela quantificação da exigência à qual o sistema está submetido por meio de suas classes. A meta é oferecer ações imediatas às requisições mais urgentes, sem, entretanto, degradar a qualidade do sistema como um todo. Verificou-se que a estratégia de escalonamento baseada em exigência (EBS - Exigency-Based Scheduling) é benéfica para o controle da qualidade de serviço oferecida. Escalonar de forma a evitar demasiado peso imposto ao sistema permite que o servidor tenha mais condições de cumprir os requisitos contratuais. Também foi alvo do estudo a criação de uma métrica de avaliação da satisfação de atendimento por parte dos usuários dos serviços. Os resultados alcançados com o emprego da política EBS sinalizam uma melhoria em termos de qualidade de serviço e melhor satisfação dos clientes de forma balanceada
Título em inglês
Exigency-based real-time scheduling policy to provide absolute QoS for web services
Palavras-chave em inglês
QoS
Real-time
Web
Resumo em inglês
The present work presents a study, implementation and validation in a simulated environment of a real time scheduling policy to provide absolute QoS for web services. Synthesizing characteristic from real time scheduling, low latency and feedback scheduling, the proposed policy allows an adjustment weighed by the quantification of the exigency which the system is exposed through its classes. The goal is to offer immediate actions to most urgent requests, without decreasing the system quality as a whole. It was verified that the scheduling strategy based on exigency (EBS - Exigency-Based Scheduling) helps to control the quality of service offered. Scheduling in order to avoid imposing a heavy load to the system gives more condition to the server to fulfill the requirements agreed. Another goal of this work is the creation of a metrics to evaluate the client satisfaction. The results achieved with the EBS policy indicate a higher quality of service and better client satisfaction
 
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Data de Publicação
2007-09-12
 
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