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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2009.tde-09122009-165521
Documento
Autor
Nome completo
Marcia Mathias de Castro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Wertzner, Haydée Fiszbein (Presidente)
Andrade, Claudia Regina Furquim de
Guedes, Zelita Caldeira Ferreira
Gurgueira, Adriana Limongeli
Mansur, Leticia Lessa
Título em português
Descrição da estimulabilidade e da consistência de fala em crianças com transtorno fonológico
Palavras-chave em português
Criança
Distúrbios da fala
Medida da produção da fala
Patologia da fala e linguagem
Testes de articulação da fala
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi descrever o desempenho de crianças com e sem Transtorno Fonológico em medidas de gravidade, inconsistência de fala, consistência de erros de fala e estimulabilidade. Foram avaliadas 130 crianças falantes do Português Brasileiro, de ambos os gêneros, e idades entre 5:0 e 10:10 anos, sendo 55 com transtorno fonológico e 75 sem alterações fonológicas. A maioria das crianças com transtorno fonológico foi estimulável aos sons ausentes do inventário fonético demonstrando dificuldade em aplicá-los às situações comunicativas. Foram confirmados os efeitos de idade e gênero e determinados quatro valores de corte para a inconsistência de fala. A inconsistência de fala mostrou-se eficaz para avaliar a programação fonológica, e a estimulabilidade a produção motora. Os resultados da pesquisa sugerem que a programação fonológica se aprimora a cada ano de vida da criança e ocorre de forma diversa entre os gêneros. Já a produção motora da fala demonstrou semelhança no desempenho de meninos e meninas. As duas medidas estudadas mostraram-se eficazes para diferenciar crianças com e sem transtorno fonológico, bem como contribuíram para a identificação das dificuldades das crianças evidenciando serem complementares e essenciais para detectarem marcadores diagnósticos do transtorno fonológico.
Título em inglês
Description of stimulability and speech consistency in children with phonological disorders
Palavras-chave em inglês
Child
Language development disorders
Speech articulation tests
Speech disorders
Speech production measurement
Speech-language pathology
Resumo em inglês
The aim of this study was to describe the performance of children with and without Phonological Disorder in severity, speech inconsistency, speech errors consistency and stimulability measures. There were evaluated 130 subjects of both genders and ages between 5:0 and 10:10 years, 55 with phonological disorder and 75 without phonological alterations. Most of children with phonological disorder were stimulable for absent sounds of phonetic inventory showing difficulties in applying them to communicative situations. It was confirmed gender and age effects and established four cut-off values for speech inconsistency. Speech inconsistency was efficient to evaluate phonological programming and stimulability the motor production. Results suggested that the phonological programming is refined each year of life of children and occur differently between genders. The motor speech production showed similarity between boys and girls. The two measures studied were effective in differentiating children eith and eithout phonological disorders as well as contributing to the identification of difficulties of children showing that they are complementary and essential to detect diagnostic markers of phonological disorders.
 
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Data de Publicação
2010-01-07
 
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