• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2004.tde-26102005-173652
Documento
Autor
Nome completo
Daniele Cristina Jeronymo Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Carnio, Maria Silvia (Presidente)
Ferreira, Léslie Piccolotto
Oliveira, Iara Bittante de
Título em português
"Avaliação da voz e inteligibilidade da fala de surdos antes e depois da terapia fonoaudiológica com recurso computadorizado"
Palavras-chave em português
Acústica da fala
Adolescente
Distúrbios da voz/terapia
Instrução por computador/métodos
Inteligibilidade da fala
Reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem
Surdez/terapia
Treinamento da voz
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A audição é fundamental para aquisição e desenvolvimento da fala. Atualmente, mesmo com o avanço no atendimento ao surdo utilizando a língua de sinais, muitos procuram pelo trabalho oral. OBJETIVO: Avaliar as mudanças na voz e na fala de surdos após a aplicação de um procedimento terapêutico que utiliza como apoio o feedback visual. MÉTODOS: participaram deste estudo 18 indivíduos surdos, com idades entre 12 e 17 anos que realizaram 16 sessões de terapia fonoaudiológica com apoio visual. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Encontraram-se valores de freqüência fundamental e tempos de fonação próximos ao esperado para sujeitos com audição normal e melhora da inteligibilidade da fala e do controle do pitch. Esses achados mostraram que o trabalho com surdos deve abranger a parte vocal, pois esta proporciona melhora na voz e na fala.
Título em inglês
Evaluation of voice and speech intelligibility of deaf individuals before and after speech therapy utilizing computerized resources.
Palavras-chave em inglês
Adolescent
Computer-assisted instruction/methods
Deafness/therapy
Rehabilitation of speech and language disorders
Speech acoustics
Speech intellegibility
Voice disorders/therapy
Voice training
Resumo em inglês
Hearing is fundamental for the acquisition and development of speech. Nowadays, even with improved assistance to deaf people using sign language, many of them seek oral language. OBJECTIVE: Evaluate the changes in the voice and speech of deaf people after application of a therapy procedure with the support of visual feedback. METHODS: 18 deaf individuals, aged between 12 and 17, took part in this study consisting of 16 speech therapy sessions using visual support. RESULTS AND CONCLUSIONS: The values of fundamental frequency and phonation times were found to be close to expected values for individuals with normal hearing as well as improved speech intelligibility and pitch control. These findings showed that the work with deaf people should encompass the vocal element as it provides an improvement in voice and speech.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
danielecjlopes.pdf (865.48 Kbytes)
Data de Publicação
2006-10-11
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • LOPES, D. C. J., OLIVEIRA, I. B., e CÁRNIO, M. S. Avaliação da voz e fala de surdos após a aplicação de um procedimento terapêutico computadorizado. Distúrbios da Comunicação, 2008, vol. 20, p. 183-192.
  • LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, CÁRNIO, M. S., e OLIVEIRA, Iára Bittante de. Terapia vocal para surdos: recursos para melhora da voz e inteligibilidade de fala. Suplemento Especial da Revista Brasileira de Fonoaudiologia, 2005, vol. 10, nº 5. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, e OLIVEIRA, Iára Bittante de. Adequação da frequência fundamental em adolescentes surdos através de jogos computadorizados. In V Congresso Internacional XI Congresso Brasileiro I Encontro Cearense de Fonoaudiologia, Fortaleza, 2003. Anais do V V Congresso Internacional XI Congresso Brasileiro I Encontro Cearense de Fonoaudiologia., 2003. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, e OLIVEIRA, Iára Bittante de. Comunicação oral de surdos: correlação entre pitch e inteligibilidade. In XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso SulBrasileiro, Foz do Iguaçu, 2004. XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso SulBrasileiro., 2004. Resumo.
  • LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, CÁRNIO, M. S., e OLIVEIRA, Iára Bittante de. Medida da frequência fundamental modal em surdos. In 19o. Encontro Internacional de Audiologia, Bauru, 2004. Anais do 19o. Encontro Internacional de Audiologia., 2004. Resumo.
  • LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, CÁRNIO, M. S., e OLIVEIRA, Iára Bittante de. Uma proposta de terapia fonoaudiológica para surdos. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2005.
  • LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, CÁRNIO, M. S., e OLIVEIRA, Iára Bittante de. Uso do feedback visual para aumento dos tempos de fonação com adolescentes surdos. In V Congresso Internacional XI Congresso Brasileiro I Encontro Cearense de Fonoaudiologia, Fortaleza, 2003. Anais do V Congresso Internacional XI Congresso Brasileiro I Encontro Cearense de Fonoaudiologia., 2003. Resumo.
  • MANSUR, Letícia Lessa, et al. Experiências educativas inovadoras no ciclo profissionalizante de fonoaudiologia. In 15o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - Anais 2007., 2007. Resumo.
  • Matas, C.G., et al. Integração ensino e pesquisa na formação prática do fonoaudiólogo. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • OLIVEIRA, Iára Bittante de, LOPES, Daniele Cristina Jeronymo, e CÁRNIO, M. S. Medidas de frequência fundamental e tempo máximo de fonação em um grupo de surdos. In 4o. Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Curitiba. Anais do 4o. Congresso da Fundação Otorrinolaringologia., 2005. Resumo.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.