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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2003.tde-02102014-083922
Documento
Autor
Nome completo
Sylvia Lucia de Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de (Presidente)
Cabral, Anna Lucia de Barros
Teixeira, Luzimar Raimundo
Título em português
Avaliação do conhecimento do professor de educação física sobre a asma em escolas públicas e particulares na região centro-oeste da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Asma/fisiopatologia
Criança
Eduação em saúde/estatística e dados numéricos
Questionários
São Paulo(SP)
Resumo em português
Noventa e três professores de educação física (PrEF) de 5a a 8a séries da rede pública (44) e da rede particular de ensino (49) foram solicitados a responder um questionário de 54 itens, para estabelecer o nível de conhecimento sobre asma e seu manuseio, exercício e suas atitudes em relação à asma e suas crises. Os questionários foram preenchidos durante o horário escolar sem nenhuma consulta e houve um alto índice de resposta dos professores das escolas públicas (86%) e das escolas particulares (69%). Nossos resultados mostram que os PrEF das escolas públicas e particulares apresentaram conhecimento regular sobre asma (60%) e exercício (66,6%), entretanto o conhecimento sobre os medicamentos para asma foi limitado (44%). Não foi observada diferença no conhecimento sobre asma entre PrEF de escolas públicas e particulares. Embora metade dos professores apresentasse experiência prévia em asma (pessoal, 13,8%; familiar, 39%), o nível de conhecimento foi similar quando comparado com aqueles que não tinham experiência prévia sobre a doença. A maioria dos professores também relatou a necessidade de informações sobre a asma, preferencialmente por meio de aula expositiva com médicos ou treinamento prático. Nossos resultados sugerem que os professores de educação física da rede pública e particular de ensino necessitam de maiores informações sobre asma, independente de apresentarem uma experiência prévia sobre a doença. Além disto, foi observado que o menor conhecimento sobre o assunto foi relativo aos medicamentos utilizados pelos asmáticos
Título em inglês
Assessment of knowledge of physical education teachers about asthma in public and private schools in middle western zone of São Paulo - Brazil
Palavras-chave em inglês
Asthma/physiophatology
Child
Education health/statistics e numerical data
Questionnaires
São Paulo(SP)
Resumo em inglês
Ninety-three teachers of physical education (TPE) from public (44) and private (49) elementary schools in Sao Paulo were asked to respond a 54-item questionnaire about general asthma knowledge, exercise, medication and teacher's attitude toward asthma attack. Questionnaires were answered during school time without any consulting and there was a high response rate from public (86%) and private (69%) school teachers. Our results showed that TPE from public and private schools presented a regular knowledge about asthma (60%) and exercise (66.6%), nevertheless, they showed a low knowledge about asthma medication (44%). We did not observe any difference on asthma knowledge between TPE from public and private schools. Although half of the teachers presented previous asthma experience (personal, 13.8%; family, 39%), they had similar knowledge compared to teachers without previous asthma experience. Most teachers also related necessity of information on asthma through expositive classes with physicians or practical training. Our results showed that teachers of physical education from public and private schools in Brazil require information on asthma independent on previous experience on asthma. Besides, these teachers presented lower knowledge on asthma medication
 
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SylviaLuciaFreitas.pdf (553.28 Kbytes)
Data de Publicação
2014-10-02
 
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