• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2005.tde-01092005-120550
Documento
Autor
Nome completo
Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Wen, Chao Lung (Presidente)
Daré Junior, Sergio
Lastória, Joel Carlos
Título em português
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
Palavras-chave em português
IMAGEM TRIDIMENSIONAL
PUBLICIDADE/métodos
TELEMEDICINA
VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
Resumo em português
O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno.
Título em inglês
Tele-education environment and didactic iconography
Palavras-chave em inglês
ADVERTISING/methods
IMAGING THREE-DIMENSIONAL
INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE]
TELEMEDICINE
Resumo em inglês
The paper evaluated the use of slogans and computational 3-D iconography for educational purposes. Three textual forms were applied (long topics; slogans; combination of the two previous forms), in order to evaluate the learning of third-year medical students about Sexually Transmitted Diseases. Ten multiple-choice questions were applied immediately after reading and 60 days after the first application. There was an increase in memorization in students who used the text with combination of the didactic material forms. Before, we demonstrated that the iconographies can condense high quantities of information and transmit them in a short time, utilizing the theme Hair Cycle for analysis. Slogans were inserted in the iconographies, presenting a new form of rapid transmission of information. These tools, when utilized in educational material, may provide benefits to the learning.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2005-10-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.