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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2009.tde-07122009-164644
Documento
Autor
Nome completo
Érika Sequeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Wen, Chao Lung (Presidente)
Azevedo Neto, Raymundo Soares de
Daré Junior, Sergio
Garcia, Maria Lucia Bueno
Haddad, Ana Estela
Título em português
Aplicação de modelo educacional interativo  como recurso para orientação e motivação sobre saúde oral  em idosos
Palavras-chave em português
Educação a distância
Higiene bucal
Idoso
Prótese dentária
Resumo em português
É expressiva a quantidade de idosos brasileiros que usam ou necessitam de próteses totais dentárias e que não possuem orientações mínimas sobre higienização das próteses e saúde oral. É preciso planejar e desenvolver novos materiais educacionais, que busquem, por meio da interatividade, promover um efetivo aprendizado e mudança comportamental. Mudanças comportamentais não dependem apenas da disponibilização da informação, é preciso construir um processo que favoreça essa mudança. Por isso, foi criado um modelo de saúde oral específico que reúna recursos de multimeios em comunicação para promover aprendizado e motivação para melhoria da saúde oral e manutenção de próteses totais dentárias. Nessa pesquisa, para explicar os aspectos fundamentais da higienização, houve o desenvolvimento e a integração de material impresso de reforço, vídeo educacional motivacional, objetos de aprendizagem (sequências de computação gráfica em três dimensões - Projeto Homem Virtual) e ambiente de aprendizagem interativo. O ambiente de teleducação utilizado foi o Cybertutor, desenvolvido pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e hospedado no site www.telessaudesp.org.br, que fez parte da estratégia para instrução dos multiplicadores e formação de uma rede de colaboração de aprendizagem. Este modelo, aplicado na cidade de Tatuí (SP-Brasil), com acompanhamento durante 06 meses, treinou pessoas da comunidade (multiplicadores) para que ensinassem aos idosos sobre assuntos relacionados à saúde oral. Como resultado, os multiplicadores mudaram algum comportamento em relação ao cuidado com a saúde oral, ensinaram o que aprenderam e realizaram atividades em suas comunidades. Em relação aos idosos, relataram ter aprendido algo novo relacionado à saúde oral, ter melhorado a higiene oral e da prótese total dentária e ensinaram o que aprenderam para mais alguma pessoa, tornando-se igualmente multiplicadores. Multiplicadores e idosos participantes mudaram suas opiniões e melhoram seus conhecimentos sobre saúde oral. A perspectiva é a utilização deste modelo em rede de telessaúde em atenção primária e em atividades que utilizem teleducação interativa para difundir conhecimentos.
Título em inglês
Application of interactive educational model as a resource for guidance and motivation on oral health in elderly
Palavras-chave em inglês
Dental prosthesis
Distance education
Elderly
Oral hygiene.
Resumo em inglês
The amount of Brazilians elderly who use or need total dental prostheses and do not have any minimal instruction about prostheses cleaning and oral health is expressive. It is necessary to plan and develop new interactive educational materials, which seek to promote an effective learning and behavioral change. This change not just depends on the information availability but it is necessary to build a process that will favor that change. Therefore, was created a specific oral health model that gathers multi-means communication resources to promote learning and motivation to improve oral health and maintenance of total dental prostheses. In this research, to explain the fundamental aspects of hygiene, a strengthen printed matter, motivational education video, learning objects (3D computational graphic sequences - Virtual Man Project) and an interactive learning environment was developed and integrated. The educational environment used was the Cybertutor, developed by the Discipline of Telemedicine, Faculty of Medicine, University of São Paulo, and hosted on the website www.telessaudesp.org.br, as a part of a strategy for multipliers instruction and creation of a net of learning collaboration. This model has been implemented in the city of Tatuí (Sao Paulo, Brazil), with monitoring for 06 months, and allowed training the community's people (multipliers) to teach the elderly issues related to oral health. As a result, the multipliers changed some habit about the mouth care, taught what they learned, and accomplished activities in their communities. Regarding the elders, they reported having learned something new, also reported that have improved the mouth hygiene and the hygiene of the total dental prosthesis, and taught for any further person what they have learned, becoming also multipliers. Multipliers and elderly participants changed habits and improve their knowledge on oral health. The perspective is to use this model in telehealth network for primary care and activities that apply interactive tele-education to diffuse knowledge.
 
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Data de Publicação
2010-03-18
 
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