• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.5.2004.tde-27102005-142232
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Coenga de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Leone, Claudio (Presidente)
Dias, Maria Joaquina Marques
Gallo, Paulo Rogerio
Moratelli, Helio Borba
Ramos, Jose Lauro Araujo
Título em português
"Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do pré-escolar de creches públicas de Cuiabá-MT, 2003"
Palavras-chave em português
CRECHES
CUIABÁ(MT)
DESEMPENHO PSICOMOTOR
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO EM SAÚDE
PRÉ-ESCOLAR
Resumo em português
No Brasil as crianças estão sobrevivendo mais e crescendo melhor, assim torna-se importante avaliar o seu desenvolvimento. Objetivo: avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor através do teste de Denver II. Metodologia: um estudo de corte transversal foi realizado com pré-escolares de 4 a 5 anos de idade e o desempenho comparado quanto à idade, sexo, escolaridade materna e renda. Resultados: dos 960 pré-escolares, 67,0% apresentarem desempenho normal, 30,2% questionável e 2,8% anormal. O desempenho foi pior em famílias com escolaridade e renda baixas. Conclusões: o desempenho dos pré-escolares de Cuiabá foi semelhante ao de Denver, destacando-se os mais jovens e as meninas
Título em inglês
Evaluation of preschool child's neuropsychomotor development of public day care centers of Cuiabá-MT, 2003
Palavras-chave em inglês
CHILD DAY CARE CENTERS
CHILD PRESCHOOL
CUIABÁ (MT)
DIAGNOSIS OF HEALTH SITUATION
PSYCHOMOTOR PERFORMANCE
Resumo em inglês
Brazilian children are surviving more and growing better, as aconsequence now is important evaluating the development. Objective: to evaluate the development by Denver II's test. Method: A cross sectional study with children preschool of 4 to 5 years old was developed and the performance compared according to age, sex, maternal education and income. Results: Out of the 960 children 67,0% had a normal performance; 30,2% questionable and 2,8% abnormal. The worse performance occurred in the families with poor education and low income. Conclusions: The performance of Cuiabá's preschool child and the Denver's one was identical and the youngest children and the girls were the best
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1introduobjetiv.pdf (45.35 Kbytes)
2metodologia.pdf (452.04 Kbytes)
3resultado.pdf (206.98 Kbytes)
4discconclusref.pdf (69.20 Kbytes)
5anexos.pdf (129.11 Kbytes)
6marcadorescap.pdf (5.89 Kbytes)
Data de Publicação
2005-10-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.