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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2012.tde-10072012-153914
Documento
Autor
Nome completo
Érica Bezerra Nobre
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ferraro, Alexandre Archanjo (Presidente)
Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero
Pasquali, Luiz
Título em português
Elaboração e validação de questionário para descrever o estilo de vida de mães de pré-escolares
Palavras-chave em português
Estilo de vida
Estudos de validação
Pré-escolar
Questionários
Relações mãe-filho
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A saúde da criança é em parte determinada pelo Estilo de Vida da mãe. É preciso saber em quais dimensões ele afeta a saúde do pré-escolar, uma vez que este está sujeito às influências ambientais e de terceiros. Não há instrumento de medida a nível nacional que descreva o estilo de vida materno segundo suas atividades, interesses, opiniões e valores e que possa ser utilizado em associações com aspectos nutricionais da criança. OBJETIVO: Elaborar e validar um questionário capaz de descrever o estilo de vida de mães de pré-escolares. MÉTODOS: Entre janeiro de 2010 a março de 2011 realizou-se um estudo transversal com mães de pré-escolares moradoras em cinco subdistritos na Região Sudoeste do município de São Paulo. Selecionou-se uma amostra probabilística aleatória estratificada proporcional, com dois estratos, sendo primeiro sorteadas as escolas e depois as crianças. Foram coletadas informações sobre a idade, classificação econômica, grau de instrução e estado civil das mães. Três instrumentos encontrados na literatura foram utilizados para compor o questionário de estilo de vida. Eles foram submetidos a um primeiro pré-teste o qual demonstrou a necessidade de adaptação cultural e validade de conteúdo dos itens. Após eliminação de dois deles e alteração dos itens remanescentes, o questionário com cinco novas opções de resposta foi aplicado a dez mães, que não se manifestaram quanto à clareza das questões e opções de resposta. O questionário foi submetido a um estudo piloto em que foi notada a necessidade de adaptação semântica dos itens. Após alteração, foi formada a versão final do questionário a qual foi submetida a um terceiro pré-teste com seis mães. Nesse, nenhuma se manifestou quanto aos aspectos confusos ou dificuldades em dar reposta. O instrumento final continha cinquenta e três itens com cinco opções de resposta cada um. Verificou-se os valores do alfa de Cronbach e dos coeficientes de correlação pairwise e o questionário foi submetido à análise fatorial. RESULTADOS: Cento e cinquenta e três mães participaram da primeira entrevista e cento e duas do reteste. As mães pertenciam a todas as classes sociais, níveis de escolaridade e estado civil, sendo que as mais freqüentes foram aquelas de classe C, com ensino médio completo e casadas. O valor do alfa de Cronbach no estudo piloto foi de 0,81 e na versão final do instrumento foi de 0,83. Os coeficientes de correlação pairwise no estudo piloto foram menores que 0,5 e na última aplicação do instrumento foram maiores que 0,5. A análise fatorial permitiu identificar sete fatores de Estilos de Vida que explicaram 71,66% da variância de intercorrelações. Foram eliminadas quinze variáveis do questionário. Os fatores foram nomeados com base no item de maior valor de carga e pelo conjunto dos itens. CONCLUSÕES: o questionário descreveu sete dimensões de estilos de vida, possui validade de conteúdo e boa confiabilidade e poderá ser utilizado em associações com aspectos nutricionais do pré-escolar.
Título em inglês
Construction and validation of a questionnaire to describe the life style of preschoolers mothers.
Palavras-chave em inglês
Life style
Mother-child relations
Preschool
Questionnaires
Validation studies
Resumo em inglês
BACKGROUNG: Childs health is in part determined by the mothers Life Style (LS). It is important to know in which ways it affects preschoolers health, since this age is specially influenced by environment and close people. There is no tool that measures maternal LS according to the maternal activities, interests, opinions and values and that may be used in association studies of child nutrition. AIM: to elaborate and validate a questionnaire which is able to describe the LS of preschoolers mothers. METHOD: Between January 2010 and March 2011 a cross-sectional study with preschoolers mothers took place in five districts of the South-west region of the city of São Paulo, Brazil. A random probabilistic stratified sample was selected, with two strata (school and child). Data on maternal age, socioeconomic status schooling, marriage status was collected. It was found in the literature three tools which helped in the construction of a LS questionnaire. This one was firstly submitted to a pre-test, suggesting the need of a cultural adaptation and content validation. After putting away two of these tools and modification of remaining items, a questionnaire with five-answering options was applied to ten mothers, who did not express any concern about the understanding. This questionnaire was used in a pilot study in which the need of a semantic adaptation was evident. After that the final version was used in 6 mothers, none of them had difficulties in comprehension. The final tool had fifty tree items, each one with five answering alternatives. The Cronbachs alpha and test-retest pair-wise correlation coefficient (PWCC) were calculated. The questionnaire went through a factor analysis. RESULTS: One hundred fifty tree mothers took part in the first interview and one hundred two in a retest interview. In the pilot version the tool presented a Cronbachs alpha of 0.81 and in the final version of 0.83. The PWCC were lower than 0.5 in the pilot tool version and above 0.5 in the final version. Factor analyses found that seven items explained 71,66% of the intercorrelation variance. Fifteen items of the questionnaire were put away. Factors were named according to their highest eigenvalues and the meaning. CONCLUSION: the questionnaire described seven LS, presented content validity and good reliability and can be used in association with preschooler nutrition.
 
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MestradoNobreEB.pdf (1,001.46 Kbytes)
Data de Publicação
2012-07-31
 
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