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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2009.tde-12112009-161037
Documento
Autor
Nome completo
Denise Gonçalves Moura Pinheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Heraclito Barbosa de (Presidente)
Chiesa, Anna Maria
Marques, Amelia Pasqual
Título em português
Práticas de promoção da saúde no atendimento fisioterapêutico em uma instituição hospitalar de referência em cardiologia
Palavras-chave em português
Educação em saúde
Fisioterapia (Especialidade)
Pesquisa qualitativa
Promoção da saúde
Resumo em português
As doenças cardiovasculares representam um elevado índice de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Desta forma, as ações de promoção da saúde são essenciais para controle e prevenção de doenças crônicas. O potencial do fisioterapeuta como promotor de saúde é grande, porém pouco explorado. O objetivo desta pesquisa foi identificar as ações relacionadas à promoção da saúde realizadas pelo serviço de Fisioterapia em uma instituição de referência em Cardiologia e verificar as percepções de profissionais e pacientes neste contexto. Utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foi realizada a triangulação metodológica, e como coleta de dados, realizou-se observação e entrevistas semi-estruturadas com 8 fisioterapeutas e 7 pacientes da instituição. Após a análise temática, emergiram dois grandes temas das entrevistas: A visão dos profissionais frente à promoção da saúde e As ações de promoção de saúde e o autocuidado dos pacientes: convivendo com uma doença crônica. Foram identificadas sete atividades de promoção de saúde oferecidas aos pacientes da instituição nas quais o papel do fisioterapeuta está bem definido. As atividades tinham cunho preventivista e estavam focadas estritamente na doença. Muitos profissionais tinham dificuldade em definir a promoção da saúde, confundindo com a prevenção, pensando a saúde como ausência de doença. Segundo a percepção dos profissionais, existia um maior autocuidado por parte dos pacientes, os pacientes eram interessados e procuravam saber a respeito de sua doença, através de meios de comunicação e com perguntas no dia a dia do tratamento. Em relação às dificuldades que os pacientes relatavam a respeito de mudanças em seu estilo de vida ou de adesão ao tratamento, a falta de tempo aparecia como um empecilho à prática de atividade física. Foi observado nas falas de alguns profissionais as alterações físicas dos pacientes decorrentes da patologia cardíaca como fatores limitantes às dificuldades de ida ao hospital. Observamos que após a participação das atividades de promoção de saúde no hospital, os pacientes relataram sim, uma melhora em seu conhecimento de como viver com as novas adaptações que deviam ser incorporadas em seu dia a dia. Destaca-se a participação do fisioterapeuta além de suas atividades reabilitadoras, tornando seu atendimento mais completo, porém os profissionais precisam ampliar seu conceito de saúde, pois pacientes cardíacos precisam de um acompanhamento maior devido à suas múltiplas necessidades.
Título em inglês
Health promotion on physical therapy care in a reference heart hospital
Palavras-chave em inglês
Health education
Health promotion
Physical therapy (Specialty)
Qualitative research
Resumo em inglês
Cardiovascular disease presents high index of morbi-mortality in Brazil and over the world. Health promotion actions are essential for control and prevention of cardiovascular diseases. The potential of the physical therapists in health promotion is great, however is still little explored. The objective of this research was to identify and describe the actions related to the health promotion on physical therapy practice in a Brazilian heart hospital. The perceptions of professionals and patients in this context were also evaluated. The present study used qualitative methodology in institution case-report. We used methodological triangulation, and as it collects of data, observation and half-structuralized interviews with physiotherapists (n=8) and patients (n=7) of the institution. After the thematic analysis, two thematic axes were emerged: The vision of the professionals front to the health promotion and Health promotion actions and the patients self-care: coexisting with a chronic illness. Seven health promotion activities had been identified and were offered to the patients of the institution in which the paper of the physical therapists was well established. Activities had a restricted focus on prevention and disease. Several professionals had difficulty in defining the health promotion, confusing with the prevention, thinking the health as disease absence. According to perception of the professionals, there were a greater self-care by the patients, and they were interested to know about its illness, through communication vehicles and with questions in daily treatment. In relation to the difficulties that patients told regarding changes in lifestyle or adhesion to the treatment, the time lack appeared as one obstacle to the practical of physical activity. It was observed in some professionals interviews that physical alterations of patients were factors that difficulties the visits to the hospital. After we observed that the participation of health promotion activities in the hospital, the patients had noticed an improvement in its knowledge about how to live with the new adaptations that must be incorporated in its daily. It highlights the involvement of the physical therapist in addition to its rehabilitative activities, making its treatment more complete, but professionals must expand their concept of health for heart patients need a closer follow-up due to their multiple needs.
 
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DGMP.pdf (7.74 Mbytes)
Data de Publicação
2010-01-11
 
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