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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-23052019-170744
Documento
Autor
Nome completo
Helena Maria Martins da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Braga, Elizabeth dos Santos (Presidente)
Carvalho, Maria de Fátima
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Título em português
Autismo, formação de conceitos e constituição da personalidade: uma perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave em português
Autismo
Psicologia histórico-cultural
Vigotski
Resumo em português
O presente trabalho visa, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, aprofundar a compreensão acerca da constituição de um sujeito adulto e autista, analisando a narrativa de sua história de vida, passando pela vivência escolar e depois pela experiência ativista e militante em defesa dos direitos da comunidade autista e da transformação social. São discutidos temas como as diferentes concepções de autismo, a problemática da escolarização, e, com base nas contribuições de Vigotski,o desenvolvimento do adulto, a relação entre deficiência e desenvolvimento, bem como o papel da educação nesse processo. Tal discussão embasou uma análise qualitativa acerca dos processos de formação de conceitos eda constituição da personalidade, incluindo a resistência como característica importante dessa personalidade. Assim, partindo de uma concepção social da constituição do sujeito, foi possível identificar algumas relações que se apresentaram como parte de todo esse processo e que tornam possível, por exemplo, se reafirmar a importância de uma educação para a emancipação (conceito de Mészáros) do sujeito.
Título em inglês
Autism, formation of concepts and constitution of personality: a historical-cultural perspective
Palavras-chave em inglês
Autism
Historical-cultural perspective
Vygotsky
Resumo em inglês
The present work aims, from a historical-cultural perspective, to deepen the understanding about the constitution of an adult and autistic subject, analyzing the narrative of his life history, going through the school experience and then through the activist experience and militant in defense of the rights of the autistic community and social transformation. Topics such as the different conceptions of autism, the problem of schooling, and, based on the contributions of Vygotsky, adult development, the relation between disability and development, as well as the role of education in this process are discussed. This discussion was based on a qualitative analysis about the processes of concept formation and the constitution of the personality, including resistance as an important characteristic of this personality. Thus, starting from a social conception of the constitution of the subject, it was possible to identify some relations that appeared as part of this whole process and that make it possible, for example, to reaffirm the importance of an education for emancipation (Mészáros concept) subject.
 
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FICHA_REV.pdf (2.52 Kbytes)
Data de Publicação
2019-06-17
 
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