• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-30092014-150111
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Regina Brito de Macedo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Chamlian, Helena Coharik (Président)
Pinazza, Monica Appezzato
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Titre en portugais
A contribuição da formação continuada para a atuação dos coordenadores pedagógicos da educação infantil de São Bernardo do Campo
Mots-clés en portugais
Coordenação pedagógica
Educação infantil
Formação continuada
Resumé en portugais
A inserção dos coordenadores pedagógicos nos contextos escolares realizada de forma paulatina, impulsionada atualmente e, sobretudo, pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9394/96, que traz para as unidades escolares a responsabilidade pela elaboração das suas propostas pedagógicas, traz também para o cenário educacional a necessidade de discussão sobre a prática deste profissional, bem como as questões referentes à sua profissionalidade. Tem-se discutido amplamente a importância da formação continuada de professores para o aprimoramento de sua prática pedagógica e, para a compreensão dos diferentes aspectos que compõe a profissão docente sendo essa, junto à elaboração do projeto político pedagógico das unidades escolares, atribuições concernentes à coordenação pedagógica. Em menor medida, vemos discutida a formação continuada dos formadores de professores. O interesse desta pesquisa que ora apresentamos, volta-se para a formação continuada dos coordenadores pedagógicos por entendermos que ela é momento necessário e privilegiado para que esses profissionais discutam as questões inerentes à sua recente profissionalização ainda em composição e a sua atuação junto ao grupo de professores para a execução das atribuições que lhe são impostas. Para compor esta pesquisa, estabelecemos como foco a formação continuada dos coordenadores pedagógicos da educação infantil do município de São Bernardo do Campo, realizada pelos orientadores pedagógicos da Secretaria de Educação e que atendem à faixa etária de crianças entre 3 e 5 anos de idade. Assim o objetivo que se coloca é investigar se e em que medida a formação continuada ali realizada nos anos de 2011 e 2012, com encontros específicos entre os coordenadores, contribuiu para a atuação cotidiana desses profissionais.
Titre en anglais
The continued training contribution to the performance of early childhood education pedagogical coordinators in São Bernardo do Campo
Mots-clés en anglais
Continuous training
Early childhood education
Pedagogical coordination
Resumé en anglais
The insertion of pedagogical coordinators in the scholar context realized in a gradual manner, impulsed especially by the bases and guidelines law of the national education, num. 9394/96, bringing to schools the responsibility the elaboration of its pedagogical proposals, and also brings to the education scene the necessity of discussion the practices of that professional, as well as the issues referring to its professionality. The importance of the continued training of teachers to improve their pedagogical practices has been broadly discussed, and to comprehend the different aspects that compose the teaching profession, altogether with the elaboration of the political pedagogical project of the schools, attributions concerning to pedagogical coordination. On a lesser scale, the continued training of the teachers' trainers is also discussed. This research is interested in presenting the continued training of the pedagogical coordinators as we understand that it is a necessary and privileged moment so these professionals can discuss questions that are inherent to their recent professionalization and their performance with teachers to execute their imposed attributions. To compound this research, we established as a focus the continued training of the pedagogical coordinators of the early childhood education of the city of São Bernardo do Campo, held by the pedagogical counselors of the Education Secretariat and meet the age group of 3 to 5 years old. That way the objective that is imposed is to investigate if and to what extent the continued training conducted in the years of 2011 and 2012 contributes to the daily procedures of these professionals.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
pretextuais_rev.pdf (189.70 Kbytes)
texto_rev.pdf (1.51 Mbytes)
Date de Publication
2014-10-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.