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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2015.tde-27102015-091800
Documento
Autor
Nome completo
Roper Pires de Carvalho Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Barretto, Elba Siqueira de Sa (Presidente)
Fernandes, Antonia Terra de Calazans
Marin, Alda Junqueira
Mello, Paulo Eduardo Dias de
Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Título em português
Currículo e ensino de história em uma escola da rede municipal de São Paulo: entre prescrições e práticas
Palavras-chave em português
Cultura escolar
Currículo
Ensino de história
Ensino fundamental
Práticas de professores
Propostas curriculares
Resumo em português
Nessa pesquisa, o ensino de História é investigado considerando duas esferas. A primeira compreende a análise retrospectiva das produções acadêmicas e das propostas curriculares elaboradas pela rede municipal de ensino de São Paulo no período 1982-2012, de maneira a contextualizá-las em relação às disputas político-ideológicas e epistemológicas em torno da configuração da História no currículo escolar da escola básica, bem como localizar as teorias pedagógicas e historiográficas que as fundamentam. A segunda implica a abordagem de inspiração etnográfica, que pressupõe processos interativos entre o pesquisador e a realidade observada possibilitando focalizar o currículo construído na sala de aula, por meio do levantamento e análise das práticas cotidianas dos professores de História em uma escola do município. Em específico, o estudo centrou-se nos processos de apropriação e reconfiguração das orientações curriculares oficiais frente às exigências postas ao ensino da disciplina, no contexto da sala de aula, de maneira a capturar os processos sociais envolvidos nas relações de trocas culturais ocorridas no cotidiano escolar. A análise das informações sobre as práticas, coletadas ao longo do ano letivo de 2012, permitiu esboçar um entendimento sobre as estratégias e práticas utilizadas pelos professores de História, em face das propostas curriculares oficiais. Diante do desafio de configurar o currículo real ao longo do processo ensino-aprendizagem, os docentes procuram adequar as orientações ao contexto escolar, modelando os processos de seleção e organização dos conteúdos, o ritmo do processo de ensino e os critérios de avaliação dos alunos. A prática dos professores tem a ver com os significados que eles atribuem a tais orientações, os quais são perpassados pelos saberes provenientes da sua formação acadêmica e experiência na docência, bem como por aspectos da cultura escolar e da especificidade do ensino de História. Esse amálgama resulta em processos de ensino-aprendizagem em que estão presentes recortes do ensino tradicional e noções e conceitos contemporâneos, veiculados pelas pesquisas mais recentes sobre o ensino da disciplina na escola básica.
Título em inglês
Curriculum and teaching history at a Sao Paulo municipal school: among prescritions and pratices
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Curriculum proposals
Elementary school
History teaching
School culture
Teacher practices
Resumo em inglês
In this research, the teaching of History is investigated considering two spheres: the first comprises the retrospective analysis of academic productions and curriculum proposals drawn up by the municipal education system in the period 1982-2012, in order to contextualize them in relation to political-ideological and epistemological disputes around the History configuration in the curriculum of primary school as well as locate the educational and historiographical theories that underlie them. The second part implies the ethnographic inspiration approach, which involves interactive processes between the researcher and the observed reality allowing the focus on the curriculum built in the classroom, through the survey and analysis of History teachers daily practices at a municipal school. In particular, the study focused on the processes of appropriation and reconfiguration of the official curriculum guidelines front the demands placed to the discipline teaching in the context of the classroom, in order to capture the social processes involved in the relations of cultural exchanges occurred in the school routine. The analysis of information on practices, collected throughout the school year 2012 , made it possible to outlinean understanding of the strategies and practices used by History teachers facing the official curriculum proposals. Faced with the challenge of setting up the actual curriculum throughout the teaching-learning process , teachers seek to adapt the guidelines to the school context , modeling the processes of selection and organization of content , the pace of the teaching process and student assessment criteria. The practice of teachers has to do with the meanings they attribute to such guidelines , which are steeped by knowledge from their academic background and teaching experience , as well as aspects of school culture and specificity of the History teaching . This amalgamation results in teachinglearning processes excerpts of "traditional" teaching and notions and concepts "contemporaries", conveyed by the latestresearch on the teaching of the discipline in primary school.
 
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Data de Publicação
2015-11-04
 
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