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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25072007-143525
Documento
Autor
Nome completo
Andrés Evaristo Reyes Pincheira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Fusari, Jose Cerchi (Presidente)
Aquino, Maria Aparecida de
Mate, Cecilia Hanna
Título em português
Rememorar a experiência docente: relatos de professores de história da rede pública estadual de São Paulo
Palavras-chave em português
Ensino básico
Ensino de história
Experiência docente
Formação inicial
Política públicas educacionais
Professores de história
Resumo em português
Esta é uma pesquisa que se inscreve nos estudos autobiográficos. Por meio de relatos de sujeitos que construíram sua experiência como professores de História na rede pública estadual, procurou-se investigar dimensões do trabalho docente no Estado de São Paulo. O objetivo é deslindar como os sujeitos percebem a sua existência como professor, constroem a sua identidade, avaliam seu percurso no trabalho docente. Assim, por meio das rememorações, histórias de vida, o que se quer é apreender a historicidade de seu desenvolvimento profissional e, dessa forma, os múltiplos processos que ajudaram a constitui-lo na totalidade dos processos formativos. O texto que ora apresentamos centrou-se na análise em três fatores da prática docente. Em primeiro lugar, descrevemos e analisamos os dilemas da formação inicial, Básica e Superior, um processo de ensino e aprendizagem que foi marcado por práticas docentes fragmentadas, sem inter-relação entre as disciplinas e a falta de um trabalho pautado no diálogo. A seguir, analisamos a trajetória do ensinar História na escola, entrecruzando as falas dos professores entrevistados com documentos oficiais, buscamos discutir as finalidades dessa disciplina escolar, seus métodos de ensino e as controvérsias em torno da idéia de professor "tradicional", perspectivas que dicotomizam um ensino "centrado no aluno" versus um ensino "centrado no professor". Finalmente, analisamos o lócus no qual esses sujeitos exerceram a sua experiência docente: a escola pública estadual. Assim, são discutidas questões relativas às condições de trabalho, a deterioração da escola, o trabalho solitário. Efetuamos também uma discussão acerca da idéia de cidadania por meio da elaboração do projeto político-pedagógico da escola numa perspectiva da cidadania ativa, participativa, na qual os sujeitos que compõem a comunidade escolar possam discutir suas necessidades e as finalidades. Por meio deste estudo concluímos como a escola pública se deteriorou, principalmente, com as "políticas públicas" neoliberais, na qual a cidadania é percebida como uma relação de mercado e participação como sinônimo de trabalho voluntário na escola. Dessa forma, ocorre um processo de expulsão de professores da rede pública estadual.
Título em inglês
Remembering the teaching experience: São Paulo public school history teachers' accounts
Palavras-chave em inglês
Basic education
History teachers
History teaching
Public policies for education
teachers' initial education
Teaching experience
Resumo em inglês
This research concerns autobiographic studies. Based on accounts made by subjects who have built their experience as History teachers of state public schools, it seeks to investigate different dimensions of the teachers' work in São Paulo State. Its aim is to reveal how the subjects perceive their existence, build their identity and evaluate their own path as teachers. Through their memoirs and life histories, it intends to apprehend the historicity of their professional development, and so the multiple events that contributed to constitute them, as a whole formation process. The text presented here is centered on the analysis of three factors of the teaching practice. First, we describe and analyze the dilemmas of the teachers' initial education, both in Basic Education and University, a teaching and learning process affected by fragmented teaching practices, disconnection among curriculum subjects and the lack of dialogue between teacher and students. Secondly, we analyze their path of teaching History at school. By crossing the teachers' accounts and official documents, we sought to discuss the objectives of this school subject, its teaching methods and the controversies around the idea of "traditional teacher", which opposes a "student-centered teaching" to a "teacher-centered teaching". Finally, we analyze the locus where these subjects have lived their teaching experience: state public schools. Issues concerning work conditions, school deterioration, solitary work are discussed in this session, as well as the the idea of citizenship at the school context, through the elaboration of the political-pedagogic project under the perspective of active and participatory citizenship, through which the subjects who compose the school community may discuss their needs and goals. We concluded, thorugh this study, that public school has deteriorated, especially due to neoliberal "public policies", which perceive citizenship as a market relationship, and participation as a synonym of voluntary work at school. It all leads to a process of banishment of teachers from public school.
 
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Data de Publicação
2007-08-07
 
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