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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-23082017-094045
Documento
Autor
Nome completo
Selma Alas Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Alice (Presidente)
Barbosa, Sidney
Ferro, Glaucia d'Olim Marote
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Título em português
Estratégias de aprendizagem e autonomia do aprendiz em uma atividade de leitura em língua francesa
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Estratégia
Leitura
Língua francesa
Resumo em português
Este trabalho visa investigar, na perspectiva da psicologia cognitiva, o papel das estratégias de aprendizagem, em uma atividade de leitura em um contexto de língua estrangeira. Seu objetivo é comparar as estratégias que são, mais comumente, citadas pelos leitores estudantes universitários com as que efetivamente utilizam. Partimos da hipótese de que algumas representações sobre a aprendizagem, e, sobre si mesmos, interferem na escolha das estratégias. O problema é investigado sob o foco do processo de leitura, envolvendo a análise qualitativa de dois estudos. Os dados qualitativos do primeiro foram coletados por meio de redações de vinte sujeitos, iniciantes e avançados, no estudo da língua francesa. Os dados do segundo estudo consideram os depoimentos de oito sujeitos e foram obtidos mediante questionário e protocolo verbal. Os dados mostram que, nem sempre, houve correspondência entre as estratégias que os sujeitos disseram utilizar nas redações e questionários, com as que utilizaram no protocolo verbal. Estes dados sugerem que os sujeitos não tem consciência de seu funcionamento cognitivo. Com relação ao ensino da língua francesa, as implicações pedagógicas apontam para o ensino de estratégias e, para a conscientização dos mecanismos de aprendizagem, a fim de contribuir com um trabalho reflexivo sobre o processo de aquisição, de modo que o aprendiz futuro professor se torne agente de sua própria formação.
Título em francês
Stratégie dapprentissage et autonomie de lapprenant dans une activité de lecture en langue française
Palavras-chave em francês
Apprentissage
Langue française
Lecture
Stratégie
Resumo em francês
Ce travail envisage la vérification, dans la perspective de la psychologie cognitive, du rôle des stratégies dapprentissage dans une activité de lecture. Son objectif, plus spécifique, est celui de comparer les stratégies qui sont, plus usuellement, énoncées par les lecteurs des étudiants universitaires avec celles quils utilisent effectivement. On part de lhypothèse daprès laquelle, certaines représentations sur lapprentissage, et, sur soi-même, peuvent déterminer le choix de stratégies. Le problème est analysé sur le biais du processus de lecture, comprennant lanalyse qualitative des données de deux études. Les données de la première ont été recueillies par des rédactions de vingt sujets; débutants et avancés dans létude de la langue française. Les données de la deuxième étude considèrent le témoignage de huit sujets et ont été obtenues par des enquêtes et des protocoles verbaux. On a pu observer que les stratégies inventoriées par les sujets daprès les rédactions et les enquêtes ne correspondent pas, précisement, à celles quils ont présentées daprès les protocoles verbaux. Les résultats suggèrent que les sujets nont pas conscience de leur finctionnement cognitif. En ce qui concerne lenseignement stratégique et, du besoin de la prise de conscience des mécanismes dapprentissage. Ceci est fait de façon à contribuer à un travail réflexif sur le processus dacquisition, pour que lapprenant futur professeur devienne agent de sa formation elle-même.
 
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Data de Publicação
2017-08-24
 
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