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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2006.tde-21062007-150919
Documento
Autor
Nome completo
Márcia dos Santos Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Beisiegel, Celso de Rui (Presidente)
Catani, Afranio Mendes
Cunha, Marcus Vinicius da
Faria Filho, Luciano Mendes de
Xavier, Libânia Nacif
Título em português
Centros de pesquisas do INEP: pesquisa e política educacional entre as décadas de 1950 e 1970
Palavras-chave em português
Mudança educacional
Mudança social
Pesquisa educacional
Pesquisa sociológica
Política educacional
Resumo em português
O Centro Brasileiro e os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais foram instituições criadas no interior da estrutura do Ministério da Educação e Cultura, em 1955. A finalidade principal dos Centros era realizar pesquisas cujos resultados pudessem ser utilizados na elaboração de uma nova política educacional capaz de tornar a educação escolarizada, efetivamente, um dos fatores favoráveis ao desenvolvimento econômico e social que se processava, em diferentes ritmos, nas diversas regiões do país àquela época. A partir da identificação dos projetos de pesquisa que foram propostos por todos os Centros, durante todos os anos em que neles foram desenvolvidas atividades de pesquisa, foi possível constatar a existência de dois períodos distintos em sua produção: um, transcorrido do início do funcionamento dos Centros até, aproximadamente, 1961; e, outro, que começou em 1962 e se estendeu até o princípio da década de 1970. Tendo em vista o objetivo de compreender as mudanças apresentadas pelos projetos de pesquisas dos Centros nos dois períodos identificados, foram estabelecidas relações entre essas mudanças e os diversos propósitos que orientaram a realização daqueles projetos, assim como com as políticas educacionais promovidas pelo governo federal entre as décadas de 1950 e 1970. Os resultados alcançados indicam que os Centros passaram da condição de instituições que se propunham a gerar subsídios científicos à tomada de decisões políticas relativas à educação, através da realização de pesquisas que enfatizavam a interpretação das relações existentes entre a educação escolarizada e as mudanças em curso na sociedade brasileira, para a condição de instituições que subsidiavam a implementação de políticas previamente elaboradas por outras instâncias de poder, promovendo a realização de pesquisas cuja ênfase se circunscrevia à análise de aspectos internos ao funcionamento da escola.
Título em inglês
Centers of educational research of the INEP: educational research and educational policy in Brazil from the 1950s to the 1970s
Palavras-chave em inglês
Educational change
Educational policy
Educational research
Social change
Sociological research
Resumo em inglês
The Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (Brazilian Center of Educational Research) and the Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (Regional Centers of Educational Research) were institutions created inside the structure of the Ministério da Educação e Cultura (Ministry of Education and Culture) in 1955. The Centers aimed at realizing researches whose results could be used in the elaboration of a new educational policy capable of effectively rendering school education one of the favorable factors to the economic and social development in course, in different rhythms, in the different regions of the country at the time. Based on a survey of the research projects which were proposed by all the Centers, during all the years in which there was research activity within them, it was possible to identify the existence of two distinct periods in their research production: one from the creation of the Centers until, approximately, 1961; and another starting in 1962 and stretching until the early 1970s. This works' objective is to understand the changes shown by the Centers' research projects through the two identified periods by establishing relations between these changes and the different purposes that oriented the realization of these projects, as well as with the educational policies promoted by the federal government from the 1950s to the 1970s. The results reached indicate that the Centers, beginning as institutions that proposed to generate scientific assistance to the making of educational policy decisions, passed to the condition of institutions that gave support to the implementation of policies previously elaborated by other instances of power. Correspondingly, the content of the research projects changed from the realization of research that emphasized the interpretation of the existing relation between school education and the changes in course in the Brazilian society to promoting the realization of research that was circumscribed to the analysis of internal aspects of the school activity.
 
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Data de Publicação
2007-07-06
 
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  • FERREIRA, Marcia dos Santos. A utilizacao do conhecimento cientifico : uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas [doi:10.5212/PraxEduc.v.4i2.123130]. Praxis Educativa [online], 2009, vol. 4, n. 2, p. 123-130.
  • FERREIRA, Márcia Santos. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil [doi:10.1590/S1413-24782008000200007]. Revista Brasileira de Educação [online], 2008, vol. 13, n. 38.
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