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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-18062008-162359
Documento
Autor
Nome completo
Ana Shitara Inglesi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado (Presidente)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Pierro, Maria Clara di
Título em português
A leitura nas organizações não-governamentais e inter-relações com a escola pública: um estudo de caso.
Palavras-chave em português
Constituição de leitores
Educação não-formal
Leitura
Letramento
ONG
Parcerias
Políticas públicas para educação
Resumo em português
Tendo em vista o baixo grau de letramento entre os alunos do ensino fundamental e médio no Brasil e, concomitantemente, o crescimento espantoso do número de organizações não- governamentais (ONGs) trabalhando no campo da educação nas últimas décadas, o presente trabalho procura estabelecer uma ponte entre estas duas faces da educação no Brasil. Pretendemos, então, compreender a dinâmica e a influência das ONGs no Brasil no campo da educação e, mais especificamente, no campo da leitura, tendo em vista o desenvolvimento do letramento. Para tanto, fizemos um estudo qualitativo com características etnográficas baseado, sobretudo, em observações feitas em campo das atividades de uma organização e que foram analisadas a partir de concepções de leitura propostas pelos teóricos da psicolingüística (Smith, 1989,1999) e da Estética da Recepção (Jauss, 2002). Com isso, esperamos contribuir com os estudos sobre leitura e, principalmente, avançar nestas novas possibilidades educativas que nos são, hoje, apresentadas pela sociedade civil e que nos direcionam em busca de uma solução alternativa para um problema que vem afligindo os educadores há décadas no Brasil. Nossa principal hipótese seria que a escola pública poderia beneficiar-se e melhorar o grau de letramento de seus alunos, bem como ampliar o número de leitores proficientes/competentes, se pudesse estabelecer uma parceria com as instituições da sociedade civil/ONGs que já possuem um projeto consistente. Assim, por meio de troca de idéias e experiências, as instituições educacionais não-governamentais poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma escola pública de qualidade, sem, no entanto, substituí-la de forma alguma, deixando para o Governo a responsabilidade que lhe cabe.
Título em inglês
Reading activities in nongovernmental organizations and interrelations with the public school: a case study.
Palavras-chave em inglês
Literacy
NGOs
Non-formal education
Partnerships
Policies for public education
Reading
Training of readers
Resumo em inglês
In view of the low level of literacy among students of elementary and middle schools in Brazil and, meanwhile, the astonishing growth of nongovernmental organizations (NGOs) working in the educational field in recent decades, this work tries to establish a connection between those two faces of education in Brazil. We intend to understand the dynamics and influence of NGOs in Brazil, and more specifically, in the field of reading for the development of literacy. Therefore, we did a qualitative study with ethnographic characteristics founded, above all, in remarks made at the field of the activities we saw, which later were examined/analyzed using the reading conceptions proposed by the psycholinguistics scholars (Smith, 1989, 1999) and the Aesthetics of Reception scholars (Jauss, 2002). In this way, we hopefully wish to contribute to the many studies on reading and, in particular, to move forward with these new educational possibilities that are, today, presented by the civil society which is searching for alternative solutions to a problem that has been worrying educators for decades in Brazil. Our main hypothesis would be that public schools could benefit themselves and improve the level of literacy of their students, as well as expand the number of proficient readers / competent, if they could establish a partnership with institutions of civil society / NGOs who already have a consistent project. Thus, by means of an exchange of ideas and experiences, the non-governmental educational institutions could contribute to the development of the quality of our public school, without, however, replace it in any way, leaving what is the governmet responsibility for the government itself.
 
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Data de Publicação
2008-08-13
 
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