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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2009.tde-15092009-151246
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Pelegrini Ratier
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Setton, Maria da Graca Jacintho (Presidente)
Cordeiro, Jaime Francisco Parreira
Soares, Ismar de Oliveira
Título em português
A centralidade da comunicação na socialização de jovens: um estudo sobre mediação escolar
Palavras-chave em português
educação para a comunicação
educomunicação
habitus
mídia
mídia e educação
socialização
Resumo em português
Este trabalho pretende investigar a relação de jovens estudantes com a comunicação na contemporaneidade. A hipótese é que esses jovens estudantes, imersos no consumo dos meios de comunicação de massa e ao mesmo tempo possuidores de um discurso crítico em relação a eles, encontram na mídia um importante referencial para a construção de suas identidades. Nesse contexto, a mídia partilha com outras instituições socializadoras (família, escola e religião) a função de formação de ideias, valores e modelos de conduta, contribuindo para a produção de disposições de habitus na contemporaneidade. Para examinar a hipótese aqui proposta, concebi e ministrei um programa de comunicação e educação (Comunicar para Mudar o Mundo, ligado à ONG Repórter Brasil), durante o 2º semestre de 2007, para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da E.E. Ministro Costa Manso, no município de São Paulo. No decorrer do curso, concebido como instrumento para aproximação e compreensão do universo simbólico e cultural do grupo analisado, foram produzidos os materiais quantitativos e qualitativos em que se embasam os resultados apresentados questionários de práticas culturais, questionários de competências em relação à comunicação, diários de classe e produções escritas dos alunos. Também por meio do curso foi possível investigar a influência da escola como mediadora da relação entre os jovens e a mídia. A esse respeito, a hipótese é que a escola pode atuar como mediadora qualificada no sentido de formar jovens mais conhecedores, maduros, críticos, ativos, sociais e criativos em relação à comunicação. Argumento ainda que abordagem da comunicação em suas vertentes intrapessoal, interpessoal e midiática pode colaborar para que os jovens estabeleçam com a escola uma relação referenciada no saber.
Título em inglês
The central role of the communication in the socialization of young students: a study about school mediation
Palavras-chave em inglês
communication and education
educommunication
habitus
media
media and education
socialization
Resumo em inglês
This work intends to investigate the relation of young students with the communication in the contemporaneousness. The hypothesis is that these young students, immersed in the consumption of the mass media and at the same time owners of a critical speech regarding them, find in the media an important referential system for the construction of their identities. In this context, the media shares with other institutions (family, school and religion) the function of formation of ideas, values and models of conduct, contributing to the production of arrangements of habitus in the present times. To examine the hypothesis here proposed, I conceived and administered a program of communication and education (Comunicar para Mudar o Mundo in english, To communicate to Change the World , linked to NGO Repórter Brasil), during the 2nd semester of 2007 to High School students of E.E. Ministro Costa Manso, a public school in the city of Sao Paulo. During the course, conceived as an instrument for approximation and understanding of the symbolic and cultural universe of the analyzed group, there were produced the quantitative and qualitative materials in what the presented results are based questionnaires of cultural practices, questionnaires of competences regarding the communication, diaries of class and written productions of the pupils. Also through the course it was possible to investigate the influence of the school as a mediator of the relation between the young persons and the media. About this particular subject, the hypothesis is that the school mediation contributes to form more knowing, mature, critical, active, social and creative young persons regarding the communication. I also argue that debating communication in all its levels (intrapersonal, interpersonal and massive) can help young persons establish a relation with the school based on knowledge.
 
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Data de Publicação
2009-12-15
 
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