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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-14072017-170748
Documento
Autor
Nome completo
Melanie Gesa Mangels Guerra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Machado, Regina Stela Barcelos
Santos, Marcos Ferreira dos
Título em português
Diálogo, argumentação e narrativa: uma atualização das competências clássicas do ler, escrever e contar
Palavras-chave em português
Argumentação
Competências
Currículo
Diálogo
Narrativa
Pedagogia waldorf
Pessoa
Resumo em português
A presente dissertação de mestrado propõe-se, por meio de revisão bibliográfica, a atualizar as competências clássicas do ler, escrever e contar. A partir da problemática atual quanto ao desinteresse dos alunos em relação à escola e seus saberes, procura investigar a ampliação das competências pessoais no campo educativo. Baseia-se em experiências recolhidas na prática da pedagogia Waldorf e busca embasá-las em autores que possibilitem uma compreensão reinterpretada do assunto. Mais especificamente, o estudo apresenta parte da história das competências valorizadas pela educação, como, por exemplo, o Trivium e o Quadrivium, até recentemente a apresentação das competências elencadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e aprofundadas por Machado. Alicerçado nesse conhecimento, o trabalho tem o propósito de ampliar as capacidades da compreensão e expressão, da argumentação e decisão e da contextualização e imaginação em três grandes eixos de capacidade pessoais. Por meio dos autores Ortega y Gasset, Arendt, Cassirer e Gusdorf, as ideias de pessoa e de linguagem representam o ponto de partida do campo investigativo. As competências da compreensão e expressão são ampliadas por meio do diálogo, sendo este revisitado em Sócrates e aprofundado em Arendt, Gusdorf e Cassirer. Mediante o emprego da argumentação embasada na ética habermasiana, busca-se uma atualização do par formado por argumentação e decisão. Finalizando, a narrativa ressignifica o terceiro par de competências por meio dos autores Bruner, Ricoeur, Arendt e Machado. Conclui-se, por fim, o valor do aprendizado tácito na educação por meio do processo interpessoal e dialógico e da narrativa como possibilidade de situar o ser humano em seu meio cultural; a ampliação das competências como restauradora do interesse e da motivação para o autodesenvolvimento do aluno. Também, o valor da autoridade, da ética e da constante atualização no campo educativo da atualidade faz parte da conclusão.
Título em inglês
Dialogue, argumentation and narrative: an update of the conventional skills of reading, writing and counting
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Curriculum
Dialogue
Narrative
Person
Skills
Waldorf pedagogy
Resumo em inglês
The present Masters dissertation proposes, by means of a bibliographic review, to update the conventional skills of reading, writing and narrating. From the current problems onwards, regarding lack of students interest in relation to school and knowledge, it has been investigated the broadening of personal skills in the educational field. It is based on the experiences gathered in the Waldorf Pedagogy practice and it is supported by authors that make the reinterpreted understanding of the subject possible. More specifically, the study presents part of the story of the skills valued by education, such as the Trivium and the Quadrivium, until recently the presentation of the skills listed by the Exame Nacional do Ensino Médio (High School National Exam) and detailed by Machado. Based on knowledge, the purpose of the study is to extend the capacity of understanding and communicating, of arguing and deciding as well as of contextualizing and imagining in three different pillars of the personal skill. Through the authors Ortega y Gasset, Arendt, Cassirer and Gusdorf, the idea of a person and the idea of language represent the starting point of the investigative field. The capacity of understanding and communicating are expanded through dialogue, which is being revisited in Socrates and detailed in Arendt, Gusdorf and Cassirer. Making use of argumentation based on Habermasians ethics, this study aims to update the pair formed by argumentation and decision. Finalizing, the narrative gives a new meaning to the third pair of capacities through the authors Bruner, Ricoeur, Arendt and Machado. It is concluded that, the value of the tacit learning in education, through interpersonal and dialogic process and through narrative as a possibility to place the human being in his cultural environment; the broadening of skills as a restorer of the interest and motivation for the student's selfdevelopment. The value of authority, ethics and the continuous updating in the educational field of the present time are also part of the conclusion.
 
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Data de Publicação
2017-08-10
 
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