• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14052019-123825
Document
Auteur
Nom complet
Carla Naíra Milhossi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Abdounur, Oscar Joao (Président)
Lins, Abigail Fregni
Marafon, Adriana Cesar de Mattos
Titre en portugais
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
Mots-clés en portugais
Álgebra
Livro didático
Pensamento algébrico
PNLD
Resumé en portugais
Apresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano.
Titre en anglais
Presentation of Algebra by textbooks approved on the 2014s PNLD (National Textbook Program)
Mots-clés en anglais
Algebra
Algebraic thoughts
PNLD
Textbooks
Resumé en anglais
This work presents the results of the research developed in order of investigate from which content the most sold textbooks by the 2014s PNLD presents the first explicit content of School Algebra in the Elementary School II, checking if the previous mathematic situations are, implicitly, related to this specific ground of Math. It was noted that the investigated book collections start with an Algebra focused on equations, differently of what is recommended by the literature, which states the most convenient way is by questions that explore the variable idea, with the observation of regularities and generalizations, because of their support to the development of the algebraic thoughts. Besides that, it was noted the collections approach the equations on the Elementary School II's 7th grade, disagreeing with the PCN orientations, that points that it must be approached from the 8th grade.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-06-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.