• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-13102014-151602
Documento
Autor
Nome completo
Elisangela Pavanelo Rodrigues dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Krasilchik, Myriam (Presidente)
Diniz, Renato Eugenio da Silva
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Nicolau, Marieta Lucia Machado
Silva, Paulo Fraga da
Título em português
Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
Palavras-chave em português
Contexto de aprendizagem
Educação a distância
Preparação do professor
Resumo em português
Este trabalho apresenta, inicialmente, as principais características da Educação a Distância e resume os métodos que sustentam sua base teórica. Apresentou-se, posteriormente, o conceito de contexto de aprendizagem para a EaD como uma estrutura em que os elementos só têm significado quando considerados em uma abordagem holística. Isso exige do professor o domínio da disciplina ministrada, a habilidade em lidar com as novas tecnologias da comunicação e da informação, clareza sobre o processo de ensino e aprendizagem, entendimento sobre o perfil de seus alunos, como e por que eles estão naquele curso, e as interações existentes entre cada um dos atores envolvidos na EaD. Como forma de educação que se faz cada vez mais presente no Ensino Superior, surge a necessidade de uma preparação cuidadosa do professor para o desenvolvimento desses cursos. Diante desse desafio, o objetivo deste trabalho foi o de identificar, por meio de questionários e entrevistas, como os professores do ensino superior se preparam para ministrar disciplinas a distância e/ou semipresenciais. A análise dos dados coletados indica que os professores não estão satisfatoriamente preparados para o trabalho com essa forma de educação e que as instituições não apoiam sua introdução no campo de maneira adequada. O professor é levado a buscar de maneira independente seu próprio aprimoramento em inúmeras atividades. Concluise que a EaD, entendida como um contexto de aprendizagem, exige que o professor seja um profissional multifacetado e cada vez mais integrado com a sua instituição. Sendo assim, não se pode pensar na preparação do professor de maneira isolada, e sim, desenvolvida em um sistema de parceria entre suas próprias ações e a instituição de ensino, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.
Título em inglês
Contributions to teacher preparation front disciplines to semipresential
Palavras-chave em inglês
Distance learning
Learning context
Professor arrangement
Resumo em inglês
This work presents primarily the main characteristics of distance learning and summarizes the methods which support its theoretical basis. Afterwards is presented the concept of learning context for DLC as a structure which the elements within it have significance only when considered within a holistic approach. This demands of teachers to have special skills and expertise towards the field chosen to teach, besides the ability to deal with new communication and education technologies and clearness of the process of teaching and learning, besides an understanding of the profile of the learners, how and why they have chosen this kind of education as well as the interaction between each of the actors related to DLC. With the adoption of this model of education increasing, making it becomes more present in college education, arises the need of a careful grooming of the teacher in order to allow him a suitable development of these courses. In the face of this challenge, this work aimed to identify, through interviews and research questions applied to several teachers, how they get prepared to teach at DLC or semipresential modality courses. The analysis collected data indicates inappropriate preparation of the teachers to work with this sort of educational system and the lack of support from the educational institution which frequently disregards the adequate approach. The teacher is driven to look for his or her preparation by oneself in innumerous activities. As a conclusion it is drawn that DLC is understood as a learning context demanding of the teacher to be a multitask professional, more and more integrated within the educational institution. In doing so, the preparation of the teacher cannot be thought isolatedly, but developed under a partnership system between the practice itself and the education in DLC.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-10-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.