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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2008.tde-13062008-163627
Documento
Autor
Nome completo
Cosme Freire Marins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Cordeiro, Jaime Francisco Parreira (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Vitorino, Artur José Renda
Título em português
Mosaico da identidade nacional: as representações do Brasil entre alunos de uma escola pública.
Palavras-chave em português
Ensino de história (Brasil)
Identidade nacional (Brasil)
Representações (Brasil)
Resumo em português
Este trabalho pretende examinar as representações do Brasil entre alunos de uma escola pública estadual situada em Osasco, município da Região Metropolitana de São Paulo. As representações do Brasil manifestadas pelos alunos, muitas vezes contraditórias, forneceram as bases para a realização da pesquisa. Procurou-se sistematizar o conjunto de representações do Brasil a partir da análise de questionários, textos e desenhos produzidos pelos alunos nos anos de 2006 e 2007, bem como textos dedicados ao estudo da identidade nacional brasileira. Observou-se nas representações do Brasil, a partir dos questionários e atividades dos alunos, o reconhecimento de uma identidade nacional caracterizada pela mestiçagem presente no samba, no carnaval e no futebol (entre outros elementos). Além disso, essa identidade aparece vinculada à cidade do Rio de Janeiro e à idéia de Brasil-natureza ou Brasil-paraíso, com a presença forte da bandeira nacional, constituindo assim um mosaico de representações. A hipótese inicial era de que a construção da identidade nacional havia se operado a partir da proclamação da República, entretanto observou-se que a elaboração de uma identidade nacional ocorreu ao longo de um processo que remonta à fase colonial, tomando impulso com a proclamação da Independência e da República. Estes diferentes períodos influenciaram epistemologicamente a disciplina História, desde a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no início do período imperial e suas concepções influenciadas pelo determinismo, evolucionismo e positivismo, até a atualidade, com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, instituídas nos anos 1990. Embora se observe uma pluralidade significativa no Brasil, há disseminada a percepção identidade nacional unitária, reconhecida pelo conjunto da população. Tal percepção é resultado de um esforço realizado por intelectuais e pelo Estado para, entre outros objetivos, manter a unidade territorial. As partes deste trabalho formam outro mosaico, cujo objetivo é perscrutar o processo de constituição das representações do Brasil.
Título em inglês
Mosaic on the national identity: the representations of Brazil among students of a public school.
Palavras-chave em inglês
History teaching (Brazil)
National identity (Brazil)
Representations (Brazil)
Resumo em inglês
This work aims to examine some representations of Brazil among students of a public school in Osasco, in the metropolitan area of Sao Paulo. These representations of Brazil are many times contradictory and they were the fonts of this research. In this sense, this work has systematized a set of representations formulated by the students in a lot of materials: questionnaires, texts and drawings made in 2006 and 2007. It also investigated some papers and books that have studied the Brazilian national identity. Dissertation concludes that there is a unitary representation of Brazil and its national identity, expressed by some factors like the crossing of races that appears in samba, carnival and football. In the students' works, the national identity is related with Rio de Janeiro city and ideas that associate Brazil and nature and paradise, beside the central role of the national flag. This set of representations and images results in an effective mosaic. The initial hypothesis was that national identity was been constructed after Republic's proclamation but this study concluded that it happened much time ago, since colonial times and it has made clear after Independence and Republic. These processes affected the teaching of History since the creation of Brazilian Historic and Geographic Institute, with ideas related to determinism, evolutionism and positivism. And this influence is continuing nowadays, in the orientations of the Parameters of National Curriculum. Brazil is a plural society and culture, but among people there is a unitary perception of national identity. This perception resulted by many efforts made by intellectuals and by the State to maintain the territorial unity and much other aspects of national unity, since Independence. This work and his sections constituted another mosaic figure that aims to investigate the making of these representations of Brazil.
 
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Data de Publicação
2008-07-01
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MARINS, Cosme Freire. A identidade nacional e a cultura brasileira no ensino de História. In [CD-ROM], , .
  • MARINS, Cosme Freire. As representações do Brasil entre alunos de uma escola pública paulista. In [CD-ROM], , . ISBN: 978-85-283-0384-1.
  • MARINS, Cosme Freire. As representações do Brasil entre alunos de uma escola pública. In , , . ISBN: 978-85-283-0384-1.
  • MARINS, Cosme Freire. As representações do Brasil entre alunos e professores: uma comparação. In , , .
  • MARINS, Cosme Freire. Identidade nacional e cultura no ensino de História. In , , .
  • MARINS, Cosme Freire. O ensino, a cultura da mídia e a produção do conhecimento. In , , .
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